PESQUISA COMO POLÍTICA FORMATIVA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa se configura na contemporaneidade como um princípio educativo que possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa, de criticidade, de questionamento e teorização da prática. Pretend-esue discutir os sentidos atribuídos ao termo definidor de uma política formativa, considerando a natureza da profissão e as questões didático-pedagógicas do curso. O estudo realizou análise documental do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de nível moédei m Segurança do Trabalho de uma instituição educacional com intuito de compreender a dinâmica política e pedagógica. Evidenci-osue os sentidos de pesquisa como: princípio pedagógico, dimensão investigativa e integrada ao ensino e à extensão. Conclu-si e q legitimados no documento, numa tentativa de atender aos diferentes discursos defendidos pelos atores políticos em diferentes arenas políticas.
Detalhes do artigo
Referências
BALL,Stephen J. Performatividadese fabricaçãonaeconomiaceadcuional:rumo auma sociedade performativaE.ducação & Realidade, Rio de Janeiro, 35(2):3-575, mai./ago. 2010. Disponível em
<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/>in.dAecxesso emjulhode 2014.
BALL, Stephen. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L.H. (Org.).
A Escola Cidadã no Contexto da Globalizaçã.oPetrópolis: Vozes, p. 12-137, 1998.
BALL, Stephen. Education Reform: a critical and pos-tstructural approach. Buckingham, Philadelphia: Open University, 1994.