IMPLANTAÇÃO DE MÓDULO DOMÉSTICO DE AQUAPONIA

Conteúdo do artigo principal

Rogério Ferreira Nakauth et al.

Resumo

Este artigo propôs implantação de um módulo aquapônico no município de Parintins, onde não há registros de iniciativas de produção baseadas nesta metodologia. O modelo de produção foi doméstico, adaptável às necessidades familiares. Do ponto de vista pedagógico, facilitou a aprendizagem técnica acerca das interações físicas e biológicas ocorridas no interior do sistema. O módulo foi produzido a partir de materiais reutilizados, sendo composto por um ambiente de criação de organismos aquáticos, um ambiente para cultivo de vegetais, um conjunto de filtros, bomba e sistema de aeração. O artigo apresenta o método de produção de coentro e cebolinha, irrigadas a partir da drenagem contínua de ambiente de criação de peixes. A produção de hortaliças integradas ao sistema de aquaponia, com cultivo de tambaqui, consiste em uma técnica com grande potencial produtivo. A experiência resultou no conhecimento de técnicas inerentes ao processo de produção integrada. Contudo, faz-se necessário desenvolver projetos complementares nesta área para melhor domínio do sistema.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rogério Ferreira Nakauth et al. (2022). IMPLANTAÇÃO DE MÓDULO DOMÉSTICO DE AQUAPONIA. Igapó, 14(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/216
Seção
Artigos

Referências

CANASTRA, I. I. de O. Aquaponia: Construção de um sistema de aquaponia a uma escala modelo e elaboração de um manual didático. Dissertação. Faculdade de Ciências- Universidade do Porto.2017.

CARDOSO, M. O. Hortaliças não-convencionais da Amazônia. Manual- EMBRAPA Ocidental – Ministério da Agricultura e Planejamento, 1997.

CARNEIRO, P. C. F. et al. Circular Técnica 72: Montagem e Operação de um Sistema Familiar de Aquaponia para produção de peixes e hortaliças. Embrapa, Edição disponível Online.2015.