DE RESÍDUO A RECURSO fabricação de sabão a partir de óleo comestível usado

Conteúdo do artigo principal

Alzanira de Souza Santos et all.

Resumo

O presente artigo apresenta a descrição da experiência de execução do Projeto de Extensão “De resíduo a recurso: fabricação de sabão a partir de óleo comestível usado”, demonstrando os passos dados desde a implementação inicial do projeto na Comunidade Pontal da Cachoeira, no Bairro Tarumã, passando pelas dificuldades encontradas, os êxitos obtidos, além de uma explanação do trajeto percorrido pelos alunos envolvidos com o projeto para uma aprendizagem mais significativa e com a comunidade onde as atividades foram executadas quanto às questões ambientais e sociais envolvidas no descarte inadequado do óleo de cozinha usado no meio ambiente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alzanira de Souza Santos et all. (2022). DE RESÍDUO A RECURSO: fabricação de sabão a partir de óleo comestível usado. Igapó, 12(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/189
Seção
Artigos

Referências

ALBERICI, R.M; PONTES, F.F.F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Eng. Ambiente, Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p. 73-76, 2004.

AZEVEDO, O., RABBI, M., COELHO NETO, D. M., & HARTUIQ, M. Fabricação de sabão

a partir do óleo comestível residual: conscientização e educação científica. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009 – Vitória, ES.

BARATA, E. A. F. A cosmetologia - princípios básicos. Tecnopress, São Paulo, p. 7 - 26 e p. 87 - 88, 2003.