CRESCIMENTO COMPENSATÓRIO DE JUVENIS DE MATRINXÃ (BRYCON AMAZONICUS) SUBMETIDOS A JEJUM E REALIMENTAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Márcia Simões dos Santos et al.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento compensatório em juvenis de matrinxã submetidos a jejum e realimentação. Os juvenis foram submetidos a três tratamentos alimentares: Controle: alimentação ad libitum por 60 dias; J10: alimen- tação ad libitum por 10 dias, seguido de jejum por 10 dias e realimentação por 40 dias; e J20: jejum de 20 dias e realimentação ad libitum por 40 dias. Os resultados mostraram crescimento compensatório total para juvenis de matrinxã em jejum du- rante 10 ou 20 dias. Embora não significativo, houve uma tendência de incremento no ganho de peso, taxa de crescimento específico e eficiência alimentar para peixes em jejum, comparado ao controle. Apesar de ocorrer um aumento no consumo de alimento pós-jejum, o consumo total de ração foi menor para os peixes em jejum. Os metabolitos plasmáticos não foram afetados durante restrição alimentar. O cres- cimento compensatório é totalmente alcançado em juvenis de matrinxã e há uma redução de 37% no consumo de ração para estes peixes em jejum durante 20dias, uma questão importante para a piscicultura intensiva.

Detalhes do artigo

Como Citar
Márcia Simões dos Santos et al. (2022). CRESCIMENTO COMPENSATÓRIO DE JUVENIS DE MATRINXÃ (BRYCON AMAZONICUS) SUBMETIDOS A JEJUM E REALIMENTAÇÃO. Igapó, 9(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/126
Seção
Artigos

Referências

ALI, M.N.; WOOTTON, R.J. Compensatory growth in fishes: a response to growth de- pression. Fish and Fisheries, v. 4, p. 147-190, 2003.

ARANA, L.V. Princípios químicos de qualidade de água em aquicultura: Uma re- visão para peixes e camarões. 2 ed. rev. e ampl. Florianopolis. Ed. da UFSC. 231 pp, 2005.

BARCELOS, L.J.G. et al. The effects of fasting on cortisol, blood glucose and liver and muscle glycogen in adult jundiá Rhandia quelen. Aquaculture, v. 300, p. 231-236, 2010.