ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOÉTICA uma análise estrutural e metodológica em duas escolas estaduais da cidade de Manaus/AM
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Resumo
O vocábulo bioética é um neologismo derivado das palavras gregas bios (vida) e ethos (ética), costume, conduta. Bioética indica um conjunto de pesquisas e práticas pluridisciplinares, a fim de refletir acerca das soluções para questões éticas provocadas pelos avanços da biotecnologia. Neste contexto, este estudo teve como objetivo verificar se a temática Bioética é discutida na terceira série do ensino médio na disciplina de ciências biológicas em duas escolas estaduais de Manaus-AM. Para compreensão do fenômeno, foi adotado o seguinte procedimento: entrevista, elaborada após visita ao local com os professores da disciplina de Ciências Biológicas; e análise documental dos planos de ensino das escolas escolhidas como universo da pesquisa. Com isso, foi possível observar que a temática em questão não é discutida no âmbito escolar, nem faz parte dos planos pedagógicos analisados. Assim, verificou-se que a discussão sobre os avanços biotecnológicos no âmago desses espaços escolares não é aproveitada como instrumento pedagógico importante para a compreensão do papel da ciência na sociedade.
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Referências
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