PLANO DE AÇÕES: IFAM CAMPUS MANACAPURU E O PROGRAMA DE EJA-INTEGRADA/EPT

Conteúdo do artigo principal

CRISTIANE RAMIREZ
Favio Akiyoshi Toda
Ana Claudia Ribeiro de Souza

Resumo

O objetivo principal da pesquisa foi realizar uma análise do clima organizacional referente à oferta da EJA-Integrada/EPT Campus Manacapuru/IFAM, frente à outra instituição escolar, que apontasse êxito, oferecer propostas para contribuir com a qualidade do clima organizacional e consequentemente com a melhoria e permanência de seus alunos. Durante a pesquisa foram realizados levantamentos de dados institucionais relacionados à modalidade EJA/EPT do campus Avançado Manacapuru/IFAM, clima organizacional das instituições e inovação educacional escolar. A coleta foi realizada de forma bibliográfica, documental e por meio de entrevistas que foram divididas em escalas, onde cada escala é representada por um fator que está adaptado a escala de Siegel. O instrumento de coleta de dados para as entrevistas se baseou na escala SSSI (Siegel Scale of Support for Innovation) desenvolvida por Siegel e Kaemmerer (1978).  A pesquisa foi de abordagem qualitativa, incluindo a pesquisa bibliográfica nas bases de dados scorpus, elsevier e Google acadêmico, a pesquisa documental de relatórios sobre o IFAM campus Manacapuru, e entrevistas em profundidade com gestores e professores da instituição IFAM/ Manacapuru e do Instituto Federal de Goiás (IFG/Campus Uruaçu). “A pesquisa apresenta, em seu final, o desenvolvimento de um produto tecnológico para o IFAM campus Avançado Manacapuru, de forma que seja possível amenizar o cenário de evasão escolar, principalmente na EJA Integrada – EPT”.

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMIREZ, C., Akiyoshi Toda, F., & Ribeiro de Souza, A. C. (2024). PLANO DE AÇÕES: IFAM CAMPUS MANACAPURU E O PROGRAMA DE EJA-INTEGRADA/EPT. Igapó, 18(Ed.Especial). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.372
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Monique Brandão Comes de et al. Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu. 2018.

ALWAHEEB, Mohammed A. Efeitos do clima organizacional nos resultados de RH nas universidades públicas sauditas. Int. Transacionar. J. Motor. Gerenciar. Appl. ciência Technol , v. 11, p. 11A07G, 2020.

Bardin, L. (2002a). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª reimpressão da 1ª Edição de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016b.

BARROS, Márcia Cristina Morais de; SOUZA, Ana Paula Lemes de. CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAIS. Textos para Discussão-ISSN 2447-8210, v. 1, n. 1, p. 684-700, 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

BRASIL. Portaria nº 962 de o1 de dezembro de 2021. Institui o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional - EJA Integrada - EPT e estabelece orientações, critérios e procedimentos para concessão de recursos financeiros às instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-962-de-1-de-dezembro-de-2021-364154550. Acessado em 17 de março de 2022.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

CARVALHO, Andrielle de Prá et al. Clima Organizacional para Inovação. São Carlos/SP, 2010. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_stp_120_780_14987.pdf.

CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do (a) Diretor (a) escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 28, n. 1, p. 175-209, 2021.

______. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2 04-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 27 abril. 2022.

ESTÊVÃO, C. V. Inovação e mudança nas organizações educativas públicas e privadas. 1994. Disponível em: <http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/546>. Acesso em: 14 abr. de 2022.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

GONZALEZ, I. B., MELO N.A.P, e LIMÓN M.L.S., . 2015. “El Clima Organizacional y su Relación Conla Calidad de Los Servicios Públicos de Salud: Diseño de un Modelo Teórico.”Estúdios Gerais31 (134): 8–19.

HEES, Luciane Weber Baia. 2016. O Início da Docência de Professores da Educação Superior. Tese. (Doutorado em educação: Psicologia da Educação) São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo∕ Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

OTANI, N., & FIALHO, F. A. P. (2011). TCC: métodos e técnicas. Santa Catarina: Visual Books.

PATTERSON, M.; WARR, P., & WEST, M.. Organizational climate and company productivity: The role of the employee affect and employee level. Journal of Occupational and Organizational Psychology. Volume 77, Issue 2, pages 193–216, June 2004.

RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RAO, I. K. Métodos Quantitativos em Biblioteconomia e em Ciência da Informação. Brasília: ABDF, 1986.

RIZZATTI, G. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras Florianópolis, 2002. Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina.

RUMBERGER, Russell W. Why students drop out of school. In: ORFIED, G (Org.) Dropouts in America: confronting the graduation rate crisis. Cambridge (MA): Harvard Education, 2004. p.131-155.

SBRAGIA, R. Um estudo empírico sobre clima organizacional em instituições de pesquisa. Revista de Administração, v. 18, n. 2, p. 30-39, 1983.

SIEGEL, S. M.; KAEMMERER, W. F. Measuring perceived support for innovation in organizations. Journal of Applied Psychology, 63(5), 553–562, 1978.

SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante. Gestão escolar participada e clima organizacional. Gestão em Ação. Salvador/BA. v.4, n.2, (49 - 60),julho/dezembro de 2001.

TEIXEIRA, Anísio. Bases para uma programação da educação primária no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1999.

TODA, F., et al. Inovação em organizações de ensino: fatores contribuintes e desempenho. Revista de Administração FACES Journal, v. 14, n. 2, 2015.

Zhu, J. A. Kumar, B. Huang, M. A. Balmaseda, Z.-Z. Hu, L. Marx, and J. L. Kinter III, 2016: The role of off-equatorial surfasse temperature anomalies in the 2014 El Niño prediction. Sci. Rep., 6, 19677, https://doi.org/10.1038/srep19677.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)