PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) faz parte dos conhecimentos previstos para o Ensino Fundamental e pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. A partir do conhecimento das percepções dos alunos sobre o tema, o professor pode direcionar sua aula para alcançar os objetivos necessários para uma boa aprendizagem. Objetivo do estudo: Identificar as percepções e conhecimentos que alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trazem consigo sobre o que é uma alimentação saudável, respeitando as características regionais. Buscou-se a discussão sobre os conhecimentos prévios dos sujeitos da pesquisa, levantados no 1º momento pedagógico de uma Sequência Didática sobre alimentação saudável e classificação NOVA dos alimentos. Ocorreu na Escola pública municipal, na cidade de Manaus, com 21 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, com idades de 10 e 11 anos. Das atividades realizadas, os resultados das escolhas alimentares e de um questionário aberto foram categorizados e analisados segundo o modelo de Bardin. A maioria dos participantes indicou ter noção do que são alimentos saudáveis. Quanto às suas preferências alimentares e seu consumo semanal, as respostas apontaram para uma dieta composta por mais alimentos in natura e minimamente processados, o que se alinha às orientações do Ministério da Saúde. As atividades realizadas para verificar os conhecimentos prévios dos alunos mostraram-se adequadas para que se expressassem e interagissem uns com outros, verbalizando e refletindo sobre as questões alimentares que podem impactar em sua saúde no presente e no futuro.
Detalhes do artigo
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEVILACQUA, Gabriela Dias; COUTINHO-SILVA, Robson. O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências & Cognição, v. 10, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação (MEC), 2017.
BRASIL. Manual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cad Fucamp; 20 (43): p. 98-111, 2021.
DA SILVA REIS, Monalisa et al. Indicadores de saúde em escolares: uma análise do estado nutricional e aptidão física relacionada à saúde. Saúde (Santa Maria), 2018.
DA SILVA, Raquel Helena Mota; NEVES, Felipe Silva; NETTO, Michele Pereira. Saúde do pré-escolar: uma experiência de educação alimentar e nutricional como método de intervenção. Revista de APS, v. 19, n. 2, 2016.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. Moacir Pifferr, 2009.
MARQUES, Cláudia Luíza. A metodologia do lúdico na melhoria da aprendizagem na educação inclusiva. Revista Eixo, v. 1, n. 2, p. 80-91, 2012.
MOREIRA, A. M. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas ve unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso: Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUC-PR, 2013.
RAMOS, LETÍCIA et al. A transição da desnutrição para a obesidade. Braz J Surg Clin Res, v. 5, n. 1, 2014.
SANTOS, Cláudia Maria Barbosa et al. Experiência de extensão:" Rotulagem nutricional: conheça o que você consome". Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 4, p. 160-173, 2016.
SCHEUNEMANN, Camila Maria Bandeira; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Hábitos alimentares e concepções sobre alimentação equilibrada: uma investigação com alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 279-302, 2019.
TAKADA, C. R. da S. Projeto de ensino “ginástica laboral”: o aprender na prática. Espaço Digital, 2022.
TORAL, Natacha; CONTI, Maria Aparecida; SLATER, Betzabeth. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, p. 2386-2394, 2009.
TORRES, Beatriz Lainy Penha Marques et al. Reflexões sobre fatores determinantes dos hábitos alimentares na infância. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 66267-66277, 2020.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa: Como ensinar Artmed. Editora Porto Alegre RS, 1998.