USO DE CARTILHAS EDUCATIVAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EAD

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Regiane Maciel dos Santos Correa
Daralyns Borges Macedo
Hendrya Julianny Pereira Coelho
Marilia Nunes-Rodrigues

Resumo

A educação a distância (EaD), também chamada de ensino a distância e e-learning, é uma modalidade de ensino que vem alcançando maior espaço nas Instituições de Ensino Superior (IES) e no mercado educacional nos últimos anos. O uso da tecnologia na educação, como o uso do computador, pode ocasionar uma educação mais libertadora, possibilitando ao aprendiz uma curiosidade que o leve à criatividade. O presente trabalho teve como objetivo apresentar o uso de cartilhas educativas no ensino de biologia como recurso didático de aprendizagem para o Ensino a Distância (EaD). Trata-se de um relato de experiência baseado na confecção de cartilhas educativas elaboradas pelos alunos do 2° período do curso de ciências biológicas na modalidade EaD sob a orientação da docente da disciplina de biologia celular com o auxílio de uma tutora EaD. Nesta atividade prática, a produção de cartilhas educativas foi utilizada como metodologia pegagógica para o ensino da biologia celular na Universidade Aberta do Brasil (UAB - EAD), com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos através da produção de cartilhas educativas contextualizadas com o estudo da morfologia celular e das organelas. Conclui-se que o uso de cartilhas teve uma contribuição valiosa para o ensino-aprendizagem, especialmente no desenvolvimento de novas habilidades no ensino a distância, favorecendo a autonomia do aluno e dinamismo do docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Maciel dos Santos Correa, R., Borges Macedo, D. ., Julianny Pereira Coelho, H. ., & Nunes-Rodrigues, M. (2023). USO DE CARTILHAS EDUCATIVAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EAD. Igapó, 17(2). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.333
Seção
Artigos

Referências

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