Path Glykos: uma ferramenta lúdica para o ensino de bioquímica

Conteúdo do artigo principal

Anna Maria Fontes do Amaral
Regiane Maciel dos Santos Correa
Thais Oliveira Belo
Hendrya Julianny Pereira Coelho
Caio Vitor da Conceição Costa
Daralyns Borges Macedo
Joanne Moraes de Melo Souza
Marilia Nunes-Rodrigues

Resumo

A bioquímica é uma disciplina de característica multidisciplinar de suma importância às biociências, no entanto, a restrição na visão dos alunos sobre os conteúdos, que incluem estruturas químicas e reações, dificultam sua assimilação. Portanto, ter o conhecimento sobre os componentes e processos metodológicos são essenciais para a construção da formação profissional, acadêmica e de indivíduos, cujo são conscientes das funcionalidades de seu organismo. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de métodos de aprendizagem criativos e interativos para a inserção no ensino de bioquímica, visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente estudo objetivou apresentar um relato de experiência da aplicação de um jogo de tabuleiro didático desenvolvido para o ensino de bioquímica, especificamente no processo metabólico celular da glicólise. Este relato de experiência apresenta as principais ideias da aplicação de um jogo de tabuleiro que foi utilizado como recurso estimulador da aprendizagem da disciplina de bioquímica. Dessa forma, conclui-se que o jogo didático possui bom potencial de aplicação em sala de aula nos ensinos médio e superior, no âmbito da graduação, em função dos aspectos cognitivos e sociais que envolvem o uso do mesmo.

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Como Citar
Fontes do Amaral, A. M. ., Maciel dos Santos Correa, R., Oliveira Belo, T., Julianny Pereira Coelho, H. ., Vitor da Conceição Costa, C. ., Borges Macedo, D. ., Moraes de Melo Souza, J., & Nunes-Rodrigues, M. (2024). Path Glykos: uma ferramenta lúdica para o ensino de bioquímica. Igapó, 18(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.325
Seção
Artigos

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