INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL uma aproximação metodológica ao estudo da questão na região amazônica
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Resumo
O presente trabalho nasceu das reflexões sobre a interdisciplinaridade e sua necessidade de entrelaçamento à educação ambiental, nos campos teórico e prático, principalmente no contexto da região amazônica. Este é parte de uma dissertação de mestrado apresentada oportunamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Amazonas que trata da problemática na região amazônica de alguns cursos da Universidade Federal de Roraima. A utilização do termo interdisciplinaridade é percebida por todos. Neste artigo desenvolvemos uma pequena abordagem, com o objetivo de desmistificar seu caráter inovador, bem como, explicitar o quão é importante a relação desse instrumento com a educação ambiental, sobretudo, quando trabalhamos a região amazônica de maneira mais sistematizada. Percebemos que o termo vem sendo assumido, no contexto da educação ambiental com um viés ainda longe do que se espera de sua aplicabilidade. Assim sendo, reiteramos sua importância na formação de docentes e discentes, além de ajudar na internalização da questão ambiental por esses agentes. Nesse sentido, fazemos considerações teóricas metodológicas à visão equivocada de determinados estamentos universitários em relação à aplicabilidade do conceito como um método de ligação entre diversas matérias e disciplinas. Explicitamos também, os princípios desse método, bem como, suas exigências para gerar eficácia, a partir de critérios verificados no contexto de uma realidade e, sua ligação com a flexibilidade e o dinamismo do conhecimento, pautada por uma relação transformadora.
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