INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL uma aproximação metodológica ao estudo da questão na região amazônica

Conteúdo do artigo principal

Janari Rui Negreiros da Silva

Resumo

O presente trabalho nasceu das reflexões sobre a interdisciplinaridade e sua necessidade de entrelaçamento à educação ambiental, nos campos teórico e prático, principalmente no contexto da região amazônica. Este é parte de uma dissertação de mestrado apresentada oportunamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Amazonas que trata da problemática na região amazônica de alguns cursos da Universidade Federal de Roraima. A utilização do termo interdisciplinaridade é percebida por todos. Neste artigo desenvolvemos uma pequena abordagem, com o objetivo de desmistificar seu caráter inovador, bem como, explicitar o quão é importante a relação desse instrumento com a educação ambiental, sobretudo, quando trabalhamos a região amazônica de maneira mais sistematizada. Percebemos que o termo vem sendo assumido, no contexto da educação ambiental com um viés ainda longe do que se espera de sua aplicabilidade. Assim sendo, reiteramos sua importância na formação de docentes e discentes, além de ajudar na internalização da questão ambiental por esses agentes. Nesse sentido, fazemos considerações teóricas metodológicas à visão equivocada de determinados estamentos universitários em relação à aplicabilidade do conceito como um método de ligação entre diversas matérias e disciplinas. Explicitamos também, os princípios desse método, bem como, suas exigências para gerar eficácia, a partir de critérios verificados no contexto de uma realidade e, sua ligação com a flexibilidade e o dinamismo do conhecimento, pautada por uma relação transformadora.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rui Negreiros da Silva, J. (2022). INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma aproximação metodológica ao estudo da questão na região amazônica. Igapó, 1(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/3
Seção
Artigos

Referências

BARBIERE, Edison. Biodiversidade: Capitalismo Verde ou Ecologia Social. Vargem Grande Paulista-SP: Parma, 1998.

CASCINO, Fábio. Educação Ambiental: Princípios, História e Formação de Professores. 2ª Ed. São Paulo-SP: Senac, 2000.

FAZENDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade – um projeto em parceria. São Paulo: Ed. Loyola, 1991.

FAZENDA, Ivani.(org) Metodologia da Pesquisa Educacional. 7ª Ed. São Paulo-SP: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 9ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREITAS, Luís Carlos de. A questão da interdisciplinaridade: notas para a reformulação dos cursos de pedagogia. São Paulo: Revista Educação e Sociedade, agosto de 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho-Educação e Tecnologia: Treinamento Polivalnete ou Formação Politécnica? Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n.1, p 17-28, jan./jun. 1989.

JANTSCH Ari Paulo & BIANCHETTI, Lucídio.(org). Interdisciplinaridade: Para Além da Filosofia do Sujeito. 6ª Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

LEFF, Henrique. Saber Ambiental. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

NOGUEIRA Adriano.(org.). Contribuições da Interdisciplinaridade para a Ciência, para a Educação, para o trabalho Sindical. 3ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão. Educação Ambiental: Reflexões e Práticas Contemporâneas. 4ª Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

TRIGUEIRO André. (0rg.) Meio Ambiente no século

XXI. Rio de Janeiro-RJ: Sextante, 2003.

PROGRAMA DAS NEÇÕES UNIDAS PAA O MEIO

AMBIENTE - PNUMA. Princípios em educação ambiental. Brasil, 1995.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)