FEEDBACK AVALIATIVO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os objetivos do trabalho foram verificar se os professores informam aos alunos sobre os fundamentos teóricos que orientam a proposta de avaliação do curso técnico de Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e utilizam a avaliação com um feedback para interpretar os resultados que indicam o nível de conhecimento do aluno. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório – descritivo, numa abordagem qualitativa – quantitativa com procedimentos técnicos de estudo de caso, usando como instrumento de coleta de dados questionário. Participaram da pesquisa o corpo docente do curso técnico de Mecânica da instituição. Os resultados foram apresentados por meio de tabela de frequência absoluta e percentual. Concluiu-se pela necessidade do grupo pedagógico da instituição de discutir com os professores sobre a temática da proposta da avaliação. Também concluiu-se que os professores utilizam a avaliação com um feedback para interpretar os resultados que indicam o grau de conhecimento do aluno.
Detalhes do artigo
Referências
BARBOSA, J. R. A. A avaliação da aprendizagem como processo interativo: um desafio para o educador. Rev. Democratizar, Rio de Janeiro, v. II, n. 1, jan./abr. 2008.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
BLOOM, B. S.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G. F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. Tradução de Lílian Rochlitz Quintão. São Paulo: Pioneira, 1983.