USO DE BLOG COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE FILOSOFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo relata a experiência do estágio docente na disciplina Prática de Ensino IV, do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Buscamos nos aproximar do contexto pedagógico do ensino da Filosofia nas escolas do Ensino Médio e, para o acompanhamento das aulas, surgiu a necessidade de criarmos uma ferramenta que auxiliasse na relação do ensino e da aprendizagem dos acadêmicos. Assim, percebemos que a criação de um blog tornaria possível a interação entre os graduandos, o professor e estagiárias/docentes, além da divulgação das aulas, dos debates, e trabalhos, da disciplina. Inicialmente fizemos um projeto que foi desenvolvido com os graduandos da disciplina; após a etapa, utilizou-se a hospedagem gratuita no Blogger, que é um dos produtos da Google. Pelo fato de a disciplina abordar questões da contemporaneidade, o nome escolhido para o blog foi Filosofia Contemporânea na Educação.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Básica, 2006. 133 p. (Orientações curriculares para o Ensino Médio;
volume 3).
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases LDB 9394/96.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. 1ª edição (2010). 5ª Reimpressão. – São
Paulo: Atlas, 2010.
LIBÂNEO, J. C. As mudanças na sociedade, a reconfiguração da profissão de
professor e a emergência de novos temas na Didática. Anais II do IX ENDIPE, v.
/1. Águas de Lindóia. São Paulo, 1998.
MORAN, J. M.; MASETTO M. T. ; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.