TRABALHANDO O CONCEITO DE FARMÁCIA VIVA E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Leandro Junior Machado
Lizanete Batista de Paula
Ana Emylli da Silva Nascimento
Júlio César Klipel Silva

Resumo

O presente estudo explorou o conceito de Farmácia Viva e o uso de plantas medicinais com alunos do 2º ano do ensino médio do IFAM Campus Humaitá, conectando o saber tradicional ao conhecimento científico e conceitos de química orgânica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou metodologia baseada no tema gerador, articulando as disciplinas de Química e Biologia para promover o aprendizado interdisciplinar. Na primeira etapa, os alunos participaram de uma roda de conversa sobre Farmácia Viva, incluindo marcos regulatórios e relatos pessoais sobre o uso de plantas medicinais. A segunda etapa envolveu a coleta de dados sobre as espécies mais utilizadas e suas aplicações terapêuticas, analisadas com base nos princípios ativos e funções orgânicas. Os resultados destacaram o uso frequente de plantas como alho, camomila e gengibre, enfatizando sua aplicação prática. A análise dos compostos bioativos permitiu aos estudantes compreender conceitos químicos como grupos funcionais e cadeias carbônicas. Concluiu-se que a integração entre saberes tradicionais e científicos amplia a compreensão dos alunos, destacando a importância da biodiversidade amazônica e do uso sustentável de recursos naturais. O estudo reforça o papel educativo do programa Farmácia Viva e sugere a ampliação de pesquisas futuras sobre o tema.

Detalhes do artigo

Como Citar
Machado, L. J., Batista de Paula, L. ., da Silva Nascimento, A. E., & Klipel Silva, J. C. (2025). TRABALHANDO O CONCEITO DE FARMÁCIA VIVA E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Igapó, 19(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v19.716
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lizanete Batista de Paula, Centro Universitário UNIFAEL Polo Maria de Nazaré / Lábrea – Amazonas

Graduanda em Letras - Espanhol pelo Centro Universitário UNIFAEL Polo Maria de Nazaré / Lábrea – Amazonas.

Ana Emylli da Silva Nascimento, Centro Universitário Uninorte / Rio Branco – Acre.

Ana Emylli da Silva Nascimento, natural de Rio Branco - Acre, é graduada em Farmácia (UNINORTE) e licenciada em Química (UFAC), Mestre em ensino de Ciências e Matemática (UFAC). Possui experiência na área Farmacêutica: drogarias, hospital e na docência em ensino técnico e superior. Também possui experiência em laboratório de química, com ênfase em execução de projetos e trabalhos relacionados com a área de atuação: coleta de água, extração de óleos vegetais, análise físico-químicas, cromatográficas e espectrofotométricas, manipulações de soluções químicas, reagentes, meios de cultura e outros, organização dos equipamentos e aparelhos do laboratório. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Farmácia no Centro Universitário Uninorte.

Júlio César Klipel Silva, Centro Universitário Estácio Unimeta/ Rio Branco – Acre

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2008) e especializações (Lato Sensu) no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade Industrial, Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Atualmente é professor de ensino superior da Faculdade Estácio - Unimeta e cursa mestrado (Stricto Senso) pelo Instituto Federal do Acre.

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