AINDA SOMOS OS MESMOS? USO DE IA NA CAMPANHA “O NOVO VEIO DE NOVO” DA VOLKSWAGEN E O LIMIAR ENTRE A ÉTICA E A CRIATIVIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização de Inteligência Artificial (IA) na criação de campanhas publicitárias é um dos temas centrais de debates dentre o mercado criativo, especialmente após a campanha “O Novo Veio de Novo”, que celebra os 70 anos da Volkswagen no Brasil e incorpora a imagem da icônica artista Elis Regina, falecida em 1982. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi investigar e analisar a percepção de profissionais criativos sobre o limiar entre a criatividade e ética ao utilizar a inteligência artificial em campanhas publicitárias, como no caso da campanha da Volkswagen, intitulada “O Novo Veio de Novo”. Para atingir o objetivo, adotou-se a pesquisa Aplicada, Exploratória e Descritiva, com abordagem Qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, por meio de entrevistas junto a seis profissionais de criação, caracterizando-se como uma amostra não-probabilística. A partir das percepções dos entrevistados, ficou evidente que, embora a IA possa impulsionar inovações e otimizar a criação de campanhas publicitárias, os limites éticos devem ser rigorosamente avaliados. Portanto, o debate sobre os limites éticos da IA, alinhado à criatividade, torna-se fundamental para que o compromisso social seja mantido pelo profissional.
Detalhes do artigo
Referências
ACEVEDO, R. et al. Ética da propaganda sob olhar dos publicitários. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/raeel/a/wMwZKBcbdbHCsn7HQP9YcJg/. Acesso em: 02 jun. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus Editorial, 2004. p. 262.
BOLZANI, I. Conar decide arquivar processo contra propaganda que recriou Elis Regina com inteligência artificial. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2023/08/23/conar-decide-arquivar- processo-contra-propaganda-que-recriou-elis-regina-com-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 16 jun. 2024.
BRANDÃO, M. IA na publicidade: devemos abraçar essa mudança? 2024. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/ia-na-publicidade-devemos-abracar-essa- mudanca/. Acesso em: 10 jun. 2024.
CAETANO, F. Legislação e ética na publicidade: visões de diferentes pensadores. 2018. Disponível em: https://medium.com/@fescaetano/legisla%C3%A7%C3%A3o-e-%C3%A9tica-na-publicidade-vis%C3%B5es-de-diferentes-pensadores-5e23d5d0e650. Acesso em: 30 mai. 2024.
CISZEWSKI, A. Volkswagen 70 anos: campanha une Maria Rita e Elis. 2023. Disponível em: https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/volkswagen-70-anos- campanha-une-maria-rita-e-elis. Acesso em: 16 jun. 2024.
DEPEXE, S. D. Criatividade em publicidade: teorias e reflexões. Revista Unioeste, Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Artes, v. 2, n. 2. 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2992/2341. Acesso em: 02 mai. 2024.
FREITAS, T. Carreira após a morte? Inteligência Artificial traz Elis Regina em propaganda da VW. 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/volks-elis- regina-inteligencia-artificial-carreira/. Acesso em: 16 jun. 2024.
GOSWAMI, A. Criatividade para o século 21. São Paulo: Aleph, 2012. p. 327.
KOTLER, P. et al. Marketing 5.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. p. 203.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
LEMOS, A. Inteligência Artificial: o que é e como funciona. 2023. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/inteligencia-artificial-o-que-e-e-como-funciona/. Acesso em: 14 jun. 2024.
LONTRA, T.; MACHADO, P. Publicidade: uma sinfonia regida pela criatividade. 2023. Disponível em: https://gente.globo.com/publicidade-uma-sinfonia-regida- pela-criatividade/. Acesso em: 01 mai. 2024.
LISBOA, H. Elis Regina de IA em comercial da Volkswagen vira alvo do Conar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e- marketing/noticia/2023/08/23/conar-decide-arquivar-processo-contra-propaganda-que- recriou-elis-regina-com-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 16 jun. 2024.
MACHADO, B. IA na publicidade: inovação e criatividade sem limites? 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/ia-na-publicidade-inovacao-e- criatividade-sem-limites. Acesso em: 11 jun. 2024.
MAGALHÃES, L. Integrar para transformar. 2024. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/integrar-para-transformar. Acesso em: 01 mar. 2024.
MENDES, G. Qual o papel da publicidade e dos publicitários na criação de futuros desejáveis? 2023. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do- marketing/gestao-e-cultura-organizacional/diversidade-e-inclusao/grazi-mendes-publicidade- diversidade/. Acesso em: 01 mai. 2024.
MEIO&MENSAGEM. Algoritmos e segmentação: a ciência por trás da IA na publicidade. YouTube, 12 jan. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0BvwgI1E5So. Acesso em: 14 set. 2024.
MEIO&MENSAGEM. Videocast Falas com Dora Kaufman | Women to Watch. YouTube, 30 de set. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-tg46k5_bnQ. Acesso em: 10 out. 2024.
MESQUITA, G. Ética na publicidade: construindo relacionamentos duradouros. 2024. Disponível em: https://smartsolve.com.br/etica-na-publicidade-construindo- relacionamentos-duradouros/. Acesso em: 02 jun. 2024.
MORATO, A. Uso e avanços da inteligência artificial têm sido alvos de discussões sobre limite ético. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-e-avancos-da- inteligencia-artificial-tem-sido-alvo-de-discussoes-sobre-limite-etico/. Acesso em: 18 mai. 2024.
NOBRE, A. et al. Código de ética no desenvolvimento de campanhas publicitárias. 2015. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/norte2015/resumos/R44-0731-1.pdf. Acesso em: 12 mai. 2024.
PIO, J. De anúncios a IA: como a publicidade se transformou com as novas tecnologias. 2024. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/de-anuncios-a-ia/. Acesso em: 10 jun. 2024.
POSNER, A. Agora é o momento de abraçar a criatividade. 2023. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/eficiencia-criativa/futuro- da-criatividade/. Acesso em: 03 mar. 2024.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. 276 p. ISBN 9788577171583. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 9 abr. 2024.
RAMOS, F. P. A importância da ética para o profissional da comunicação: reflexões sobre a formação acadêmica nos cursos de graduação. 2012. Disponível em: https://fabiopestanaramos.blogspot.com/2012/02/importancia-da-etica-para- o.html#google_vignette. Acesso em: 31 mai. 2024.
ROBINSON, K. Libertando o poder criativo. São Paulo: HSM, 2001. p. 297.
SACCHITIELLO, B. Elis e Volkswagen: como foi feito o comercial que mobilizou as redes sociais? 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/elis-regina-volkswagen-comercial. Acesso em: 16 jun. 2024.
SACCHITIELLO, B. Inteligência Artificial e publicidade: quais os limites da mensagem criativa? 2023. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/inteligencia-artificial-e-publicidade-quais- os-limites-da-mensagem-criativa. Acesso em: 06 abr. 2024.
SRINIVASAN, V. Anúncios mais inteligentes, melhores resultados: a próxima era da publicidade digital. 2024. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt- br/futuro-do-marketing/transformacao-digital/proxima-era-da-publicidade- digital/?utm_medium=email&utm_source=d-single-feature-standard&utm_team=twg- br&utm_campaign=TwG-BR-SF-S1-2024-04-09-AI-Knak&utm_content=cta- 2&utm_theme=Digital- Transformation&mkt_tok=MTcyLUdPUC04MTEAAAGSYiYntv94c2MrVVs5YiDMT0msu n3esv8j7_FdbWHBm8Rhtfdh84wIk2RXNWGl2OmmMx8_6qgTHzBBXfY- 7yEbwiQiIK9qrXC14437q5uBPqFlDQ5z. Acesso em: 09 abr. 2024.
TOALDO, M. et al. Consumo e publicidade sob as perspectivas éticas e/ou morais - análise da produção científica no período de 2008 / 2021. 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt2-pp/mariangela-m-toaldo.pdf. Acesso em: 03 jun. 2024.
TORINO, F. Publicidade continua dependente da criatividade, agora sob outros paradigmas. 2023. Disponível em: https://propmark.com.br/opiniao/publicidade-continua- dependente-da-criatividade-agora-sob-outros-paradigmas/. Acesso em: 14 jun. de 2024.
TORMIN, C. et al. O novo chegou, mas estamos preparados para isso? 2023. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/deepfake-o-novo-chegou-mas- estamos-preparados-para-isso-16072023. Acesso em: 15 jun. 2024.
VW Brasil. 70 anos da Volkswagen no Brasil merecem essa homenagem: um encontro de gerações tão emocionante quanto a linda história de amor entre a Volks e os brasileiros. Instagram: @vwbrasil, 11 jul. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/CuRddSWRxIu/?igsh=Z2h6Mm9qeG1seW52. Acesso em: 10 out. 2024.