DOCÊNCIA E VALORIZAÇÃO DOS SABERES DA PESCA ARTESANAL NO ENSINO RURAL DE VIGIA, PARÁ (BRASIL)
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Resumo
O objetivo foi analisar o perfil e as concepções dos docentes acerca da integração da pesca no currículo da educação rural no município de Vigia, estado do Pará, Brasil. Para a coleta de dados, foi elaborado e aplicado um questionário online entre os anos de 2020 e 2021, direcionado a 20 docentes que atuam na educação básica nas comunidades rurais do Distrito de Porto Salvo, composto por sete comunidades. A pesquisa, revelou que a maioria dos docentes pertencem ao sexo masculino, com faixa etária predominante entre 31 e 40 anos (35%), e atuam majoritariamente no ensino fundamental. Observou-se que 65% dos docentes adquiriram conhecimentos sobre a pesca por meio de vivências familiares. Contudo, 50% relataram abordar, de forma esporádica a temática da pesca artesanal integrada às disciplinas escolares. Apesar da baixa frequência de aplicação, os docentes destacaram que, ao tratar do tema em sala de aula, 70% dos estudantes demonstraram interesse significativo em compreender a pesca artesanal e sua aplicação prática. Os achados evidenciam uma necessidade urgente de valorização dos saberes locais no contexto escolar rural, além de apontarem para a importância da capacitação, formação continuada e treinamento dos docentes para integrar, de maneira efetiva, os conhecimentos sobre pesca artesanal ao currículo da educação rural em Vigia. Conclui-se que este estudo reforça a relevância de estratégias educacionais que promovam a articulação entre saberes tradicionais e práticas pedagógicas, favorecendo a aprendizagem significativa e a valorização das práticas culturais locais.
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Referências
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