Comunicação estratégica e gestão do design como ferramenta para democratização comunicação institucional e da divulgação científica

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Fonseca
Célia Maria da Silva Carvalho

Resumo

A criação dos Institutos Federais (IFs) em 2008 foi um marco transformador na educação brasileira, e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) destaca-se pela sua trajetória de formação técnica e inclusão social na Amazônia. Este estudo faz uma análise comparativa de como a gestão do design contribuiu para a divulgação científica do IFAM, considerando os desafios de comunicação em uma região de vasta extensão territorial e diversidade cultural. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, comparando dados de desempenho dos conteúdos digitais entre dois períodos (2017-2019 e 2020-2022). Os resultados mostram um aumento significativo nas visualizações (762,5%) e no alcance territorial (966,7%), além de uma mudança no perfil de gênero dos espectadores, com mulheres tornando-se maioria no período mais recente. Conclui-se que a integração de estratégias de design e comunicação institucional é essencial para superar as barreiras de acesso à informação científica, reforçando o papel do IFAM como agente de desenvolvimento sustentável e inclusão social na Amazônia. A experiência demonstra que a gestão do design potencializa a eficácia comunicacional, ampliando o alcance e o impacto das pesquisas acadêmicas na comunidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fonseca, R., & da Silva Carvalho, C. M. . (2024). Comunicação estratégica e gestão do design como ferramenta para democratização comunicação institucional e da divulgação científica. Igapó, 18(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.690
Seção
Artigos

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am.html Acesso em: 01 out. 2024.

MELLO, Maria Stela de Vasconcelos Nunes. De Escola de Aprendizes Artífices a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: cem anos de história. Manaus: Editora, 2009.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo; SILVA, Marta Regina. Desafios e perspectivas para a comunicação científica no Amazonas. Revista Brasileira de Divulgação Científica, v. 10, n. 2, p. 45-59, 2018.

PADILHA, Ana Claudia Machado; CARVALHO, Filipe Freitas de; MATTOS, Paloma de; GOLLO, Silvana Saionara. A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 3, n. 3, p. 346-360, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/51018557_A_gestao_de_design_na_concepcao_de_novos_produtos_uma_ferramenta_de_integracao_do_processo_de_gestao_e_inovacao Acesso em: 01 out. 2024.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Disponível em:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9 Acesso em: 23 jan. 2024.

VOGT, Carlos. A ciência e a comunicação científica: um enfoque sobre a divulgação. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)