Educação inclusiva: Reflexões a partir das Concepções de Gaudêncio Frigotto

Conteúdo do artigo principal

Ozivane Dos Santos
Paulo Henrique Rocha Aride

Resumo

O presente estudo baseia-se em concepções direcionadas e abordadas pelo pesquisador Gaudêncio Frigotto, com base na obra “Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio”. Este objetivou sensibilizar e tecer discussões sobre o ensino e mundo de trabalho como oportunidades para todos, sem distinção. Haja vista que o trabalho tem uma importância vital para a subsistência humana, portanto todos precisam estar em tempo oportuno preparados para o exercício do trabalho. Pois no pensamento de Frigotto se faz eficaz que a unidade de ensino se apresente de forma adequada no intuito de atender os estudantes, sem distinção de forma satisfatória em sua participação na cidadania e construção da sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dos Santos, O., & Rocha Aride, P. H. (2024). Educação inclusiva: Reflexões a partir das Concepções de Gaudêncio Frigotto. Igapó, 18(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.612
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Henrique Rocha Aride, IFAM

Ozivane Monteiro dos Santos, amazonense, natural de Lábrea. Mestranda pelo PROEPT Licenciada em Letras Língua Portuguesa
e suas Literaturas (UNINORTE). Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, (UEA), em Políticas Públicas e Contextos Educativos (FAR), Educação Inclusiva, Especial e Políticas Públicas de Inclusão (FAEL) Formação em Atendimento Educacional Especializado realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Tecnologia de Informação e Comunicação Acessível, (UFRGS). Atualmente exerce a função de professora integrante do Programa de alfabetização, leitura e escrita - PROALE, no Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), atua como Assessora Pedagógica de alunos inclusos e realiza formação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Formadora Educacional no projeto (ARUMÃ) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Atuou como professora no curso de pedagogia ministrando a disciplina de Educação Especial no Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica -PARFOR pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A professora Ozivane Santos, para concluir essa pequena biografia,deixa a seguinte mensagem: O Ensino nos habilita a vencer os novos desafios, a luz do mundo é o saber.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1991.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2015.

CORREIA, L. A. P. et al. A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: desafios e avanços. Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 2, p. 78-95, 2021.

FERNANDES, F. O desafio educacional: democracia e desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1989.

FRIGOTTO, G. et al. Educação e crise do trabalho: perspectivas de uma nova escola. São Paulo: Cortez, 2012.

GALVÃO FILHO, T. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o uso da tecnologia assistiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 2, p. 115-132, 2009.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)