Educação inclusiva: Reflexões a partir das Concepções de Gaudêncio Frigotto
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo baseia-se em concepções direcionadas e abordadas pelo pesquisador Gaudêncio Frigotto, com base na obra “Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio”. Este objetivou sensibilizar e tecer discussões sobre o ensino e mundo de trabalho como oportunidades para todos, sem distinção. Haja vista que o trabalho tem uma importância vital para a subsistência humana, portanto todos precisam estar em tempo oportuno preparados para o exercício do trabalho. Pois no pensamento de Frigotto se faz eficaz que a unidade de ensino se apresente de forma adequada no intuito de atender os estudantes, sem distinção de forma satisfatória em sua participação na cidadania e construção da sociedade.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1991.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2015.
CORREIA, L. A. P. et al. A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: desafios e avanços. Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 2, p. 78-95, 2021.
FERNANDES, F. O desafio educacional: democracia e desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1989.
FRIGOTTO, G. et al. Educação e crise do trabalho: perspectivas de uma nova escola. São Paulo: Cortez, 2012.
GALVÃO FILHO, T. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o uso da tecnologia assistiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 2, p. 115-132, 2009.