O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Currículo do Ensino Médio está passando por mudanças, com novos documentos e novas orientações. Nesse viés, investigamos: quais são as implicações destas mudanças dentro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias que se mostram nas pesquisas da área, presentes em anais de eventos? Há relações com a Educação CTS? Quais? Objetivando analisar a abordagem dada a organização curricular na atual reforma do Ensino Médio e a escolha dos itinerários formativos, visando auxiliar nos processos de compreensão e sua organização curricular. O corpus de análise foi composto por trabalhos presentes nos anais dos: ENEBIO, EPEF, EDEQ e ENPEC. Utilizamos como metodologia de análise a análise textual discursiva. Emergiram duas categorias: Organização e desenvolvimento do currículo do novo Ensino Médio na área da CNT e aproximações da Educação CTS; e Descontentamentos em relação a nova estrutura do novo Ensino Médio. Observamos que se existem as contribuições que os documentos expõem, também, existem as dúvidas/apontamentos sobre as dificuldades de se colocar em prática o que está posto na teoria.
Detalhes do artigo
Referências
AIKENHEAD, G. S. STS Education: a rose by any other name. In: Cross, R. (ed.) A Vision for Science Education: Responding to the world of Peter J. Fensham (pp 59-75). Routledge Press, 2003.
AULER, D. DALMOLIN, A.M.T. FENALTI, V.S. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria-Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.67-84, mar. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37915. Acesso em: 17 abr. 2023.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao
movimento CTS. Anais… Seminário Ibérico CTS no ensino das ciências: las relaciones CTS en la Educación Científica. 2006, p. 1-7.
BRASIL. Lei nº 13.415. Institui a política de fomento à implantação das escolas de ensino médio em tempo integral. Brasília, DF, 2017.
DAGNINO, R. Uma estória sobre Ciência e Tecnologia, ou Começando pela extensão universitária... In: DAGNINO, Renato Peixoto (Org.). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: EDUEPB, 2010b, p. 293-324.
DOMINGUES, J. J.; TOSCHI, N. S.; OLIVEIRA, J. F. A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação & sociedade, v. 21, p. 63-79, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/ a05v2170.pdf>. Acesso em: 17 out.. 2023.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de Química. Ciência & Educação, Bauru – SP, v. 17, n. 2, p. 383-99, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rjXRKx5wFgVnvH6xrHc5HMN/?lang=pt Acesso em: 10.Jun.2023.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, 127 p
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7º. ed. São Paulo, Atlas, 2019.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2012.
KLESZTA, S.F.; SANTOS, R.A. Alfabetização Científico-Tecnológica no currículo de ciências dos anos iniciais: educação CTS e o pensamento freireano em teses e dissertações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 6, p. 54-79, 2022.
KRASILCHIK, M. Professor e o currículo das ciências. São Paulo: Epu: Editora da Universidade de São Paulo, 1987. KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, mar. 2000. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?lang=pt Acesso em: 17. Out. 2023.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In.: LOPES, A. C.; MACEDO, E.(Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. SP: Cortez, 2010.
MARASCHIN,A. A; LINDEMANN, R. H. Articulações entre CTS e Freire na Educação em Ciências: da formação ao reducionismo metodológico. Anais... Encontros de Debates sobre o Ensino de Química [S. l.], n. 41, 2022. Disponível em: https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/32. Acesso em: 5 jun. 2023.
MORAES, R. GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Rev. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2016. 264p.
RIO GRANDE DO SUL, Secretaria Estadual da Educação- SEDUC-RS.Referencial curricular gaúcho. Porto Alegre, 2022.
ROSO, C. C.; SANTOS, R. A.; ROSA, S.; Auler, D. Currículo temático fundamentado em FREIRE-CTS: Engajamento de professores de Física em formação inicial. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 372–389, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170205 . Acesso em: 03 de outubro de 2022.
ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2016, v. 22, n. 2 [Acessado 17 Outubro 2023] , pp. 371-389. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007>. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática, 3ª ed, Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SACRISTÁN, J.G. (org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, T. T. Documentos de identidade; uma introdução às teorias de currículo / Tomaz Tadeu da Silva. - 3. ed. - 4. reimp - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SANTOS, R. A. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas cts. 2016. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3513/SANTOS,%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
SANTOS, R. A.; AULER, D. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 2. p. 485-503, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020013. Acesso em: 02 jun. 2023.
SANTOS, W.L.P. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia - Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49–62, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647 Acesso em: 10 Jun. 2023.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. A Abordagem de Temas na Educação Básica: Aproximação entre Freire e CTS. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 12, n. 1, p. 52-69, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.488. Acesso em: 17 abr. 2023.
SCHWAN, G.; SANTOS, R. Currículo e Ensino de Ciências: valores e interesses. Indagatio Didactica, v. 15, n. 1, p. 197-210, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32210. Acesso em: 02 jun. 2023.
STRIEDER, R. B. Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de Articulação. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo. 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-01072013-135158/pt-br.php. Acesso em: 17 abr. 2023.
STRIEDER, R.; KAWAMURA, M.R. Educação CTS: parâmetros e
propósitos brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p27. Acesso em: 05 Jun. 2023.