EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA percepção e prática de alunos de duas escolas de ensino médio da cidade de Manaus
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Resumo
A Educação Ambiental (EA) atua como um processo de educação política que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, e ainda, formação de atitudes que se transformam em práticas de cidadania que garantem uma sociedade sustentável. Com o objetivo de verificar as práticas de educação ambiental de alunos de ensino médio em duas escolas da cidade de Manaus, este trabalho realizou pesquisa onde foram obtidas informações que permitiram observar o nível de sensibilização destes alunos sobre a temática ambiental. Os resultados indicaram que os meios de comunicação (55%) superam a escola (35%) como fonte de informação sobre o tema, e entre os meios de comunicação destacam-se a televisão (56%) e a internet (33%). As percepções sobre problemas ambientais refletem, principalmente, a poluição em geral (37%); ao desmatamento (19%) e ao aquecimento global (16%). A biologia (42%) aparece como a principal disciplina onde eles percebem conteúdos relativos à EA, seguida da geografia (37%) e da química (10%). Quanto às práticas ambientais a coleta seletiva (20%) foi assimilada como a mais presente na escola. Os atores responsáveis pela solução dos problemas ambientais indicados foram o povo (28%), o governo (13%) e os políticos (11%). Embora este estudo tenha evidenciado preocupações com o meio ambiente, de forma geral, ele não pode ser considerado como conclusivo ou suficiente para quantificar a ação efetiva da escola na motivação para mudanças no comportamento de seus alunos.
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Referências
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