SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM MOMENTOS DE PANDEMIA Um relato de experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre atividades realizadas em um projeto de extensão universitária desenvolvido na época da pandemia de Covid-19, com o objetivo de relatar as dificuldades encontradas pelos alunos e as professoras ministrantes durante as atividades, tendo como foco a relação entre as professoras e os alunos. No processo de desenvolvimento das atividades foi criado um grupo de WhatsApp no qual os participantes interagiam com as mediadoras e sanavam suas dúvidas, além de utilizarem um Ambiente Virtual de Apredizagem (AVA) e o Google Classroom. No projeto desenvolvido, com o tema “Softwares Matemáticos e os recursos midiáticos ao ensino e aprendizagem da Matemática na sala de aula invertida”, as aulas foram gravadas e disponibilizadas no Youtube através de três minicursos – Introdução ao Geogebra: atividade de extensão através da sala de aula invertida; Projeto sala de aula invertida com o uso de recursos tecnológicos; e Recursos midiáticos para a sala de aula invertida. Observou-se que a relação professor-aluno, naquele momento atípico, tendeu para uma relação de diálogo mais próxima, apesar do distanciamento imposto pela pandemia.
Detalhes do artigo
Referências
ALVES, Laislane de Lourdes; BORNAT, Mariza Adriana; MARTINS, M. C. Do ensino presencial para o remoto: os novos desafios dos professores e das instituições de ensino superior. Anais VII CONEDU, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7287_30092020174813.pdf Acesso em: 03 jan. 2023.
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583/pdf# Acesso em: 01 jan. 2023.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem.(Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Autêntica Editora, 2019.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais – 1998. Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação e do Desporto, Brasília, DF.
COELHO, Patricia Margarida; MOURA, Suzana Cristina Andrade. Relação Professor-Aluno: Interações Pedagógicas em Ambientes Digitais no Ensino Fundamental em Tempo de Pandemia. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021. Disponível em: https://labs.cecierj.edu.br/antesinvasao/eademfoco/index.php/Revista/article/view/1397/684 Acesso em: 15 fev. 2023.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bocehm/article/view/4176. Acesso em: 17 out. 2023.
EM 2019, mais de 30% dos estudantes do Amazonas não utilizaram internet. Portal A Crítica, Manaus. 14 abr. 2021. Disponível em: https://www.acritica.com/em-2019-mais-de-30-dos-estudantes-do-amazonas-n-o-utilizaram-internet-1.18190. Acesso em: 08 mar. 2023.
FELCHER, Carla Denize Ott; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; SOARES, Renata Godinho; FOLMER, Vanderlei. O uso da sala de aula invertida para ensinar polígonos. Revista De Ensino De Ciências E Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2742. Acesso em: 17 out. 2023.
FRANCISCO, Dandara Ferreira; ARAÚJO, Rosenéri Lago de Sousa. A importância da relação professor-aluno. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/421. Acesso em: 17 out. 2023.
LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Katiane Morais de Lucena. Tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos cursos de matemática no Rio Grande do Norte. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 7, n. 1, p. 77-87, 2020. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/relva/article/view/4912. Acesso em 17 out. 2023.
LIMA, Valdineia Rodrigues; SOUSA, Edilene França Pereira; SITKO, Camila Maria. Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Sala de aula invertida, Instrução por colegas e Júri simulado no ensino de matemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e2810514507-e2810514507, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14507. Acesso em: 17 out. 2023.
MARTINS, Ernane Rosa; GOUVEIA, Luís Manuel Borges; AFONSECA, Ulisses Rodrigues; GERALDES, Wendell Bento . Comparação entre o modelo da sala de aula invertida e o modelo tradicional no ensino de matemática na perspectiva dos aprendizes. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 522-530, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/51. Acesso em: 17 out. 2023.
MEDEIROS, Maria Fabrícia de. O papel da afetividade na relação professor e aluno e sua implicações na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 1165-1178, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10179. Acesso em: 17 out. 2023.
MORAN, Kristen; MILSOM, Amy. The flipped classroom in counselor education. Counselor Education and Supervision, v. 54, n. 1, p. 32-43, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/j.1556-6978.2015.00068.x. Acesso em: 19 out. 2023.
MÜLLER, Luiza de Souza. A interação professor-aluno no processo educativo. Revista Integração, USJT-SP, ano VIII, n. 31, p. 547-573, 2002. Disponível em: https://www.cursosavante.com.br/cursos/curso284/conteudo8677.pdf. Acesso em: 19 out. 2023.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada). Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2007.
PUEBLA, Eugênia. Educar com o coração: uma educação que desenvolve a intuição. 4. ed. São Paulo: Peirópolis, 1997.
REIS, Jardson dos Santos; RABELO, Douglas Dário Miranda; MACHADO, Felipe de Sá; HOSANAH, Renato Ferreira; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas. Diversitas Journal, v. 7, n. 3, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Dine/Downloads/2262-Arquivo%20contendo%20o%20artigo%20com%20a%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20autores-11292-12945-10-20220701.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
RITTER, Denise; REAL, Luana Pereira Villa; BULEGON, Ana Marli. Recursos das tecnologias de informação e comunicação que professores de matemática utilizam em suas atividades docentes. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1114. Acesso em: 19 out. 2023.
RITTER, Denise; SANTOS, Paola Aquino dos; BULEGON, Ana Marli. Contribuições das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1441. Acesso em: 17 out. 2023.
SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583/pdf# Acesso em: 05 jan. 2023.
SILVA, Silvana Lovera. A Dimensão da afetividade na relação professor/aluno. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 2, p. 168-175, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1029. Acesso em: 17 out. 2023.
SOUSA, Beatriz Borges de; MARQUES, Maxhemyliano Silva; SILVA, Salenna Bianca Amaral; MARTINS, Ana Maria Sá. Ensino remoto e Whatsapp: uma análise da interação professor-aluno mediada por figurinhas. In: RODRIGUES, Mary Joice Paranaguá Rios. Relatos de experiência vivenciada a partir de práticas educacionais. 2021. Disponível em: https://1library.org/article/ensino-remoto-whatsapp-an%C3%A1lise-intera%C3%A7%C3%A3o-professor-mediada-figurinhas.q05w852g . Acesso em: 03 jan. 2023.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000. Disponível em: https://www.cursosavante.com.br/cursos/curso40/conteudo8232.PDF. Acesso em: 19 out. 2023.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em revista, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?lang=pt. Acesso em: 19 out. 2023.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Artmed Editora, 2009.