PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA EDIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
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Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é garantida pela legislação brasileira. Na educação a distância, essa inclusão requer o uso de materias didáticos acessíveis. Os cursos técnicos a distância oferecidos por (anônimo) fazem uso de um material didático produzido sem considerar a acessibilidade. O que poderia ser feito para evitar que a falta de acessibilidade ocorra no futuro novamente? Este trabalho modificou o módulo de edição deste material didático para (1) realizar uma avaliação automática de acessibilidade e (2) orientar a inserção de imagens acessíveis. Essas modificações chamam a atenção dos professores para questões relacionadas à acessibilidade do material didático. Assim, os professores tem a oportunidade de refletir sobre e corrigir eventuais problemas de acessibilidade ainda durante a produção do conteúdo, bem antes dos problemas prejudicarem a aprendizagem dos alunos com deficiência. Como resultado, o material didático produzido tem mais chances de ser acessível.
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