PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA EDIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA

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Wellington Medeiros de Araújo Vaz
Vinicius Azevedo Vicente da Nóbrega
Bruno Santana da Silva

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é garantida pela legislação brasileira. Na educação a distância, essa inclusão requer o uso de materias didáticos acessíveis. Os cursos técnicos a distância oferecidos por (anônimo) fazem uso de um material didático produzido sem considerar a acessibilidade. O que poderia ser feito para evitar que a falta de acessibilidade ocorra no futuro novamente? Este trabalho modificou o módulo de edição deste material didático para (1) realizar uma avaliação automática de acessibilidade e (2) orientar a inserção de imagens acessíveis. Essas modificações chamam a atenção dos professores para questões relacionadas à acessibilidade do material didático. Assim, os professores tem a oportunidade de refletir sobre e corrigir eventuais problemas de acessibilidade ainda durante a produção do conteúdo, bem antes dos problemas prejudicarem a aprendizagem dos alunos com deficiência. Como resultado, o material didático produzido tem mais chances de ser acessível.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vaz, W. M. de A., Nóbrega, V. A. V. da, & Silva, B. S. da. (2025). PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA EDIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA. Igapó, 19(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v19.452
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wellington Medeiros de Araújo Vaz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro da Computação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vinicius Azevedo Vicente da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciência da Computação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática. Professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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