A GESTÃO DO CONHECIMENTO REFINANDO À GESTÃO DO PROCESSO mapeando processos acadêmicos nas coordenações de cursos de licenciaturas

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Renata de Aguiar Garcia
Maria Cristina Drumond e Castro
Américo da Costa Ramos Filho

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC) possui 11 cursos de nível superior, os quais são coordenados por um professor de cada curso. Porém, estes docentes não têm conhecimento sobre a execução dos processos acadêmicos que são realizados nas coordenações, e para realizá-los adquirem conhecimento informal e tácito passado por ex-coordenador, técnicos administrativos e docentes dos curso. A pesquisa teve como objetivo propor soluções padronizadas para os processos acadêmicos das coordenações dos cursos de licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM possibilitando o compartilhamento de conhecimento e efetividade dos processos pela comunidade interna e externa do IFAM/Campus Manaus Centro. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória, utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados na instituição por meio de dois questionários e da realização de dois grupos focais. Os resultados apresentados revelaram que os processos executados nas coordenações dos cursos de licenciaturas são feitos utilizando conhecimento informal dos coordenadores de curso, que executavam os processos e atividades das coordenações, de maneirasdistintas e de forma não compartilhada. Este fato demonstrou a necessidade do mapeamento e da padronização dos processos das coordenações dos cursos analisados visando a celeridade e gestão dos mesmos. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal e tácito adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como à padronização dos mapeamentos que torna os processos mais eficientes e desenvolve a memória institucional.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Aguiar Garcia, R., Drumond e Castro, M. C., & da Costa Ramos Filho, A. . (2024). A GESTÃO DO CONHECIMENTO REFINANDO À GESTÃO DO PROCESSO: mapeando processos acadêmicos nas coordenações de cursos de licenciaturas . Igapó, 18(Ed.Especial). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.424
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata de Aguiar Garcia, IFAM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Assistente em administração do Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. ORCid: https://orcid.org/0000-0003-3515-2605

Maria Cristina Drumond e Castro, UFRRJ

Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Gestão & Estratégia da UFRRJ, área de atuação: Gestão Estratégica de Pessoas & Organizações. Projeto: Estratégias de Gestão de Pessoas, Liderança Organizacional e Relações de Trabalho (quadriênio: 2021/2024) Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Professora colaboradora Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) Docente da disciplina Análise Qualitativa em Estudos Organizacionais e orientadora do programa. Professora colaboradora e orientadora do DINTER entre UFRRJ e Unigranrio/PPGA. Professora Adjunta do Curso de Administração no Campus da UFRRJ em Três Rios, Núcleo de Fundamentos de Gestão e Gestão de Pessoas. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas & Organizações, Diretório CNPq. Link: https://itr.ufrrj.br/portal/grupo-de-pesquisa-gestao-estrategica-de-pessoas-organizacoes/ Pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (UFJF) e Estratégias de Inovação na Organização do Trabalho (UFRRJ) Doutora em Políticas Públicas Comparadas em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (PPGCTIA) UFRRJ - Doutorado Binacional em parceria com a Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC) na Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão (Escola de Engenharia de Produção, UFF). Especialista em Organização e Estratégia (UFF), Administração Rural (UFLA), e Sistemas de informações Gerenciais (FMS/UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas (UFJF) e em Direito (Instituto Vianna Júnior) Atua como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão acadêmica. Tem experiência comprovada em Ensino, Pesquisa, e Extensão em universidades públicas e privadas e em empresas públicas e privadas, bem como em consultoria, com destaque para coordenação de Programa de Pós-graduação lato sensu, Pesquisa e Extensão; na gestão de Pólo de EaD e como Tutora de disciplinas. Em docência de nível superior nos cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de produção, Publicidade e Propaganda, Turismo e outros; em Cursos de Ensino Superior Tecnológico em Marketing, Comércio Exterior, Logística, Processos Gerenciais e Recursos Humanos. Em pós-graduação lato sensu nos cursos Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos, Gestão ambiental , Gestão Estratégica de Custos e MBA de Gestão Estratégica de Pessoas (UFJF) Registro ORCID: 0000-0001-7562-7367 Registro Autores Redalyc http://www.redalyc.org/autor.oa?id=12706 Registro Publons https://publons.com/researcher/I-6852-2015/ ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Castro17/research Registro Web of Science: https://publons.com/researcher/AAM-4683-2020/

Américo da Costa Ramos Filho, UFF

  Américo da Costa Ramos Filho é Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Administrador e Engenheiro Eletricista de Sistemas de Potência pela Universidade Federal Fluminense. Certificado em Gerência da Qualidade e Excelência Organizacional (desde 2004) e em Engenharia da Qualidade (desde 1992) pela American Society for Quality. Professor Associado I do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense, fazendo parte do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd. Líder do grupo de pesquisa "PSC - Práticas, Saberes e Condutas", com pesquisas relacionadas a temas como Gestão do Conhecimento Pessoal, aplicação do conceito de Phronesis à Gestão, aprendizagem aplicada às atividades ocupacionais e organizacionais, desenvolvimento de competências no âmbito de ecossistemas organizacionais de inovação e Softskills na relação entre Instituições de Ensino Superior, Estado e Mercado. Pesquisador do Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - LITS da Universidade Federal Fluminense e pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder de tema da divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD- Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração de 2019 a 2022. Tem experiência em Gestão e Estratégia Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas, e interesse dominante em pesquisa em: 1) Formação, Desenvolvimento, Aprendizagem, Inovação e Conhecimento das Pessoas nas Organizações, Ecossistemas Organizacionais e Instituições (dimensões científicas, técnicas e práticas). 2) Dinâmica (criação, sustentação e transformação) e efetividade organizacional (Estratégias, Estruturas, Processos e Pessoas). 3) Conhecimento administrativo no Brasil: aspectos filosóficos, educacionais e históricos. Orientador de dissertação de Mestrado Profissional premiada no VI Encontro Brasileiro de Administração Pública (2019), promovido pela Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Prêmio de Excelência em Docência 2021 pela Universidade Federal Fluminense. ORCID iD:https://orcid.org/0000-0003-4643-9767 Web of Science Researcher ID AAG-5161-2019. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/américo-c-ramos-filho-75843911/

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