ATIVIDADES COM CARDS E DIAGRAMA FERRO-CARBONO INTERATIVO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA EM JURUÁ-AM

Conteúdo do artigo principal

Kétlen Salvino Dávila

Resumo

O presente texto apresenta um relato de experiência no ensino de ligas Fe-C e diagrama de equilíbrio Fe-C tendo como público alvo onze alunos, jovens e adultos, do curso Técnico em Mecânica de uma instituição de ensino profissionalizante que atua no município de Juruá-AM. O objetivo é facilitar ensino-aprendizagem através de recursos didáticos simples, tornando a apresentação do conteúdo dinâmica. Para isso, foram produzidos materiais didáticos de baixo custo: cards com classificações dos aços e um diagrama Fe- C interativo. A atividade com os cards proporcionou a esquematização do conteúdo, uma vez que este já havia sido abordado com aula expositiva e dialogada e exercícios escritos. A construção do diagrama Fe-C, primeiro exposta pela instrutora e posteriormente realizada pelos alunos, facilitou o aprendizado, uma vez que o diagrama é carregado de informações que podem torná-lo pouco intuitivo ou atrativo à primeira vista. A utilização de analogias regionais na apresentação de conceitos foi um fator importante para o êxito da atividade, pois isso contribuiu para que o conteúdo ganhasse maior significado ao se conectar à realidade do aluno. Adotar atividades dinâmicas em sala de aula também contribuiu para o aumento do interesse pelo componente curricular, além de estreitar a comunicação entre instrutora e alunos e entre os próprios alunos. Considera-se que dinâmicas educativas podem enriquecer o ensino-aprendizado ao, de fato, aproximar o conteúdo do aluno, construir uma melhor comunicação e contribuir para uma EPT com foco na formação humana integral. Sugere-se que trabalhos futuros envolvam os alunos na produção desse material didático.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kétlen Salvino Dávila. (2023). ATIVIDADES COM CARDS E DIAGRAMA FERRO-CARBONO INTERATIVO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA EM JURUÁ-AM. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/417
Seção
Artigos

Referências

BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do Ensino Superior. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.

CARVALHO, Jacqueline Liedja Araujo Silva. A importância do lúdico no ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos. Anais IV ENID/UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9909. Acesso em: 21 ago. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, v. 3. Curitiba: IFPR/EAD, 2014.

RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, v. 5. Curitiba: IFPR/EAD, 2014.