O USO DO INSTAGRAM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Conteúdo do artigo principal

Eder Marcio Araújo Sobrinho

Resumo

Esse relato apresenta a experiência de utilização da rede social Instagram como recurso didático nas aulas de Educação Física, do curso técnico de nível médio na forma integrada em Desenvolvimento de Sistemas do IFAM – Campus Presidente Figueiredo. Inicialmente, foi realizada roda de conversa com os alunos buscando refletir sobre os motivos que ocasionavam o desinteresse em participar das atividades propostas nas aulas de Educação Física. Após revisão de literatura, foram identificados estudos que sinalizaram para a utilização das TICs, em especial, as redes sociais para solucionar a problemática do desinteresse. A partir daí, optamos pela utilização do Instagram como recurso didático. Foi criado um perfil na rede social para disciplina, onde disponibilizamos vídeos e materiais referentes aos conteúdos teóricos da disciplina e, posteriormente, realizaram -se aulas práticas relacionadas às temáticas tratadas por meio da rede social. Como resultado, observamos que a utilização do Instagram contribuiu para o aumento do interesse dos alunos em participar das atividades da disciplina de Educação Física, além da melhora na aprendizagem observada ao longo do processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Eder Marcio Araújo Sobrinho. (2023). O USO DO INSTAGRAM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/416
Seção
Artigos

Referências

DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

FRAIHA, A. L. G. (2016). TIC nas aulas de Educação Física: para ensinar basquetebol. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP: UNESP, 2016.

GEMENTE, Flórence Rosana Faganello. Atletismo na educação física escolar: a elaboração colaborativa do software Atletic. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP: UNESP, 2015.

MORAIS, J. de. M.; SOUZA, A. P.; COSTA, T. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 111, 2017.

SILVA, Marilin Helena da Costa Chanan. Rede social facebook como ambiente virtual de aprendizagem na disciplina de educação física no ensino médio. 2017. 168 f.

Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Internacional - UNINTER, 2017. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/handle/1/135>. Acesso em: 03 jan. 2020.