PORTFÓLIO DE CRIAÇÕES E COCRIAÇÕES DO CURSO DE DOCÊNCIA NA EPT APRESENTADO AO MEC

Conteúdo do artigo principal

Suzana Silveira de Almeida

Resumo

O presente estudo objetiva compartilhar boas práticas pedagógicas dos professores-tutores atuantes em um curso Pós Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) voltado aos colaboradores de uma instituição de EPT. Tais professores-tutores catalogaram suas práticas originando um portfólio que a princípio era apenas para apresentação ao processo de avaliação da instituição ao Ministério de Educação (MEC). Todavia, este portfólio, serviu como processo reflexivo, documental e histórico do protagonismo dos professores-tutores que criam e cocriam com seus cursistas, que são professores atuantes na área de EPT. Por isso, busca-se através do relato de experiência utilizar fontes iconográficas e documentos produzidos no cotidiano destes professores-tutores para exemplificar algumas destas reflexões. Como resultado o portfólio apresentou uma diversidade de recursos e estratégias de ensino, que têm sido bem avaliado tanto pelos alunos que mencionam usar em suas práticas docentes as aprendizagens; atendeu a alguns critérios da avaliação institucional do MEC, como demonstração de satisfação dos alunos, recursos de tecnologias de informação, comunicação e atendimento o que visa o projeto pedagógico do curso. Privilegia-se o protagonismo dos professores-tutores e vislumbra-se inspirar aos cursistas, que são docentes, que cada vez mais possam cocriar diversificando em suas práticas pedagógicas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Suzana Silveira de Almeida. (2023). PORTFÓLIO DE CRIAÇÕES E COCRIAÇÕES DO CURSO DE DOCÊNCIA NA EPT APRESENTADO AO MEC. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/415
Seção
Artigos

Referências

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. Disponível em:

<http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T1SF/Sandra/Os-quatro-pilares-da- educacao.pdf>. Acesso em: 04 out. 2020.

FERRAÇO, C.; Currículo e Pesquisa com o cotidiano: sobre usos, traduções, negociações e hibridismos da cultura como enunciação. AMORIN, A. (Org.). Passagens entre moderno para o pós-moderno: ênfase e aspectos metodológicos

das pesquisas sobre currículo. Campinas: FE/UNICAMP, GT Currículo da ANPEed, 2007.

FERRAÇO, C. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73- 95, jan./abr. 2007. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a05v2898.pdf>. Acesso em: 04 out. 2020.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: GERALDI, C; RIOLFI, C. & Garcia, M. (org). Escola Viva. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.