EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA uma experiência na Zona Rural de Beruri - AM

Conteúdo do artigo principal

Valtemir Ferreira Cordeiro et al.

Resumo

A pretensão de atingir as classes de trabalhadores menos assistidas com a formação inicial e continuada foi o motor desta experiência. O êxodo rural é um fenômeno social antigo no Amazonas e, promovendo a formação articulada com as realidades locais, acredita-se na redução da fuga do homem e da mulher do campo para a cidade, estimulando o protagonismo e o desenvolvimento local. Nesta experiência, foi possível evidenciar a busca por novidades e despertar para a oportunidade em que se está imerso, considerando o mundo conectado. Evidentemente, a proposta não foi alienar numa comunidade rural as jovens mentes a fazerem apenas uma atividade, mas dar condições de promover educação profissional com vistas à formação integral dos sujeitos, para que se tornem protagonistas da própria vida e da comunidade em que atuam. Este relato destaca a experiência de oferta de dois cursos de formação oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em 2019, na comunidade Vila do Itapuru, zona rural do município de Beruri/AM. A experiência colabora e expõe a necessidade institucional de promover cursos articulados com as realidades dos sujeitos, espaços e comunidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valtemir Ferreira Cordeiro et al. (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA: uma experiência na Zona Rural de Beruri - AM. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/414
Seção
Artigos

Referências

CALDART, Roseli Salete. Escolas do campo e Agroecologia: uma agenda de trabalho com a vida e pela vida! Porto Alegre – RS: 2016

CETAM. Catálogo de Cursos FIC. Disponível em <https://www.cetam.am.gov.br/wp- content/uploads/2018/12/CATaLOGO-FIC.pdf. > Acesso em 10 out 2020.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. 29. ed. São Paulo: Ática, 1993.

SOUZA, Maria Luisa Hilleshein de. Avaliação da efetividade dos principais cursos FIC Pronatec do Instituto Federal de Santa Catarina: benchmarking com cursos técnicos de longa duração. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – PPGP, Universidade de Brasília. Brasília, DF: UNB, 2016.

SAQUET, Marco Aurélio. O conhecimento popular na práxis territorial: uma possibilidade para trabalhar com as pessoas. AGEI – Geotema Supplemento 2019. V. 1, n1, p.5-19, 2019.

VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira; ALBARADO, Edilson da Costa. Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico. v. 1, n.º 223, p. 13-23, 2020.