ALÉM DO PICADEIRO contribuição psicossocial dos saberes circenses

Conteúdo do artigo principal

Paola Teles Maeda et al.

Resumo

Este estudo objetiva descrever contribuições psicossociais dos saberes circenses e suas práticas através de um relato de experiência do grupo circense do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia do Campus Colorado do Oeste-IFRO/COL. Este estudo justifica-se pela dificuldade em encontrar referências que discutem este tema, assim como a pouca atenção que recebe em cursos profissionalizantes. Este relato iniciou-se com a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como principais referências: Melo (2009), Fiedler (2016), Weinmann (2016), Bortoleto (2003), entre outras publicações de bibliotecas virtuais como Google Scholar e Scielo. Compreendemos que o desenvolvimento psicossocial dos sujeitos ocorre em momentos distintos da vida e que os saberes circenses oferecem subsídios formativos para os praticantes de técnicas circenses como atividade complementar em cursos da educação profissional e tecnológica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Paola Teles Maeda et al. (2023). ALÉM DO PICADEIRO: contribuição psicossocial dos saberes circenses . Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/412
Seção
Artigos

Referências

BORTOLETO, Marco. A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 125-133, 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.

CONSUL, Weverton Fernandes. Weverton. Depoimento [set. 2019]. Entrevistador: MAEDA, Paola Teles: IFRO Colorado do Oeste, 2019. 1 artigo completo. Entrevista concedida ao Projeto: “QUAL SEU PALHAÇO”.

FIEDLER, Augusto J.C.B. Prado. O desenvolvimento psicossocial na perspectiva de Erik h. Erikson: as “oito idades do homem”. Revistas UNG, v.11, n.1. 2016. Disponível em: [PDF] ung.br. Acesso em 08 set. 2020.

HENRIQUES, Cláudia Heringer. Picadeiro, palco, escola: A evolução do circo na Europa e no Brasil. Revista Digital - Buenos Aires – Ano 11 - N° 101 – outubro de 2006. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd101/circo.htm#:~:text=Picadeiro%2C%20p alco%2C%20escola%3A%20A,na%20Europa%20e%20no%20Brasil&text=Es te%20trabalho%20%C3%A9%20proposto%20tendo,uma%20forma%20de

%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20cultural. Acesso em: 10 set. 2020.

LOBO, Lilia; CASSOLI, Tiago. Circo social e práticas educacionais não governamentais. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 62-67, dez. 2006. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 71822006000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 set. 2020.

MELO, Maria Aparecida Silva. Adolescência e Formação da Identidade em Erik Erikson. Psicologado, [S.l.]. (2009). Disponível em https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento- humano/adolescencia-e-formacao-da-identidade-em-erik-erikson. Acesso em 8 Set 2020.

RENEVEY, Monica J. Escuelas para los artistas. El Correo de la Unesco. Espanha, ano 41 n.º 1, jan. 1988, p. 24-26. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000077050_spa. Acesso em: 10 set. 2020.

SÁ, João Júnior de; MYSKIW, Mauro. TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICOPEDAGÓGICA E O ENSINO DE NOVOS ESPORTES NO ENSINO

MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno de Educação Física e Esporte, [S.l.], p. 85-93, dez. 2009. ISSN 2318-5090. Disponível em:

. Acesso em: 10 set. 2020.

WEINMANN, L. V. Prática circense na escola: um relato de experiência. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/157227. Acesso 08 set. 2020.