INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA história e desafios
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Resumo
O presente artigo busca apresentar um breve histórico da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação brasileira, enfatizando aspectos concernentes à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e apontando possíveis impactos da nova Política Nacional de Educação Especial, instituída pelo Decreto nº 10.502/20 nesse processo de inclusão.A pesquisa foi conduzida com fundamento no método bibliográfico-documental. A aquisição dos dados pautou-se em documentos oficiais, como leis e decretos, bem como em livros, dissertações e teses sobre o assunto. As anál ises foram elaboradas com base em Castanha (2016), Chiote (2017), Vasconcelos (2019), Serra (2008) e Nunes (2013). Embora o processo educacional inclusivo na escola regular seja desafiado por dificuldades advindas tanto das particularidades das pessoas com TEA quanto das contidas nos cursos e sistemas de ensino, aponta -se aqui para possibilidades de efetivação, conferindo especial atenção à contribuição da educação especializada representada neste texto pela AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista. Conclui-se que as experiências exitosas e as boas práticas escolares devem ser valorizadas, objetivando frear qualquer retrocesso advindo de ações ou documentos cuja pretensão, mesmo que de forma velada, seja dificultar ou impedir a inclusão no sistema regula r de ensino.
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