INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA história e desafios

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Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen et al.

Resumo

O presente artigo busca apresentar um breve histórico da inclusão  de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação brasileira, enfatizando aspectos  concernentes à Educação Profissional e Tecnológica (EPT)  e apontando possíveis impactos da nova Política Nacional de Educação Especial, instituída pelo Decreto nº 10.502/20 nesse processo de inclusão.A pesquisa foi conduzida com fundamento no método bibliográfico-documental. A aquisição dos dados pautou-se em documentos oficiais, como leis e decretos, bem como em livros, dissertações e teses sobre o assunto. As anál ises foram elaboradas com base  em Castanha  (2016),  Chiote  (2017), Vasconcelos (2019), Serra (2008) e Nunes (2013). Embora o processo educacional inclusivo na escola regular seja desafiado por dificuldades advindas tanto  das  particularidades  das  pessoas com TEA quanto das contidas nos cursos e sistemas de ensino, aponta -se aqui para possibilidades de efetivação, conferindo  especial atenção  à contribuição da educação especializada representada neste texto pela AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista. Conclui-se que as experiências exitosas e as boas práticas escolares devem ser valorizadas,  objetivando  frear  qualquer retrocesso advindo de ações ou documentos cuja pretensão, mesmo  que  de forma velada, seja dificultar ou impedir a inclusão no sistema regula r de ensino.

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Como Citar
Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen et al. (2023). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: história e desafios. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/409
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Artigos

Referências

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