A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR formação para o mundo do trabalho

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Leila Maria Carvalho de Souza et al.

Resumo

Este artigo tem interesse em investigar o sentido do trabalho como princípio educativo, formação humana integral, sentimento de pertencimento da pessoa com deficiência intelectual no mundo de trabalho. O trabalho é imanente às ações humanas, fazer e saber são inseparáveis. Todos os atos humanos são carregados de intencionalidades. O trabalho como princípio educativo permeia nossas ações e reflexões. O trabalhador dos novos tempos precisa ser alfabetizado para vivenciar o trabalho como princípio educativo e pertencimento social. Então, como a educação do ensino básico vem preparando a pessoa com deficiência intelectual para atuar nos espaços formais e não formais do mundo do trabalho? O objetivo da pesquisa é analisar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no contexto escolar como preparação para o mundo do trabalho, buscando nas pesquisas bibliográficas de Freire (2017), Pistrak (2018), Ramos (2007) entre outros a justificativa de inserção no mercado de trabalho como prática e pertencimento social. Os objetivos específicos apresentados são: conceituar o trabalho como princípio educativo, formação humana integral e pertencimento social; refletir sobre o mundo do trabalho e a necessidade de alfabetizar a pessoa com deficiência intelectual. A abordagem da pesquisa é qualitativa de caráter descritivo, usando como instrumento para a coleta de dado a observação, que possibilitou desmistificar estereótipos de incapacitação da pessoa com deficiência intelectual.

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Como Citar
Leila Maria Carvalho de Souza et al. (2023). A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: formação para o mundo do trabalho. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/408
Seção
Artigos

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