AS PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA EPT SOBRE O CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL breve análise

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Jessica Reis Marinho et al.

Resumo

Este artigo busca discutir os resultados de uma pesquisa de mestrado onde constam dados que trazem as percepções que educadores da EPT têm sobre o conceito de formação humana integral (FHI), conceito este tido como um dos pilares da educação profissional. Nesse sentido, o problema que aqui se busca responder é: quais as percepções que os educadores do IFAM campus Parintins possuem sobre a concepção de FHI? Além de apontar e discutir algumas percepções, ressalta a importância de se ampliar as possibilidades de formação em EPT aos servidores a partir de estratégias que contribuam com o seu processo formativo, em especial aquelas voltadas para a compreensão dos fundamentos da EPT. A pesquisa de mestrado que originou este artigo é de natureza qualitativa, contudo, apresenta dados quantitativos extraídos do questionário aplicado junto à amostra que foram aqui discutidos, sendo esta comunicação, portanto, um recorte da dissertação. Os dados quantitativos apresentados integram categorias de análises formuladas a partir do método da análise de conteúdo de Bardin. Sendo assim, apresenta aqui alguns desses dados que buscam discutir e problematizar o debate em torno da formação de educadores para a EPT. Os resultados apontam para algumas percepções fragilizadas sobre as Bases Conceituais, em especial, a concepção de Formação Humana Integral, processo decorrente de poucas experiências formativas a que foram submetidos ao longo da carreira, seja na área docente ou Técnico Administrativo em Educação (TAE).

Detalhes do artigo

Como Citar
Jessica Reis Marinho et al. (2023). AS PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA EPT SOBRE O CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: breve análise. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/407
Seção
Artigos

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