O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS Educação Física no Ensino Médio Integrado

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Caroline Rezende dos Reis et al.

Resumo

A Educação Física, enquanto disciplina escolar, é parte do currículo do ensino médio integrado, sendo imprescindível sua contribuição para a formação humana integral preconizada nos Institutos Federais, levando em consideração as demandas diversas dos estudantes inseridos nesse contexto. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o estado do conhecimento a partir da revisão das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros com a temática Educação Física e Ensino Médio Integrado. Foram consultadas as bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento e de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, de 2010 a 2019, com os descritores “Educação Física no Instituto Federal”, “Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica”, “Educação Física no Ensino Médio Integrado” e “Educação Física no Ensino Integrado”. Foram encontradas 29 pesquisas, sendo que após a aplicação dos critérios de exclusão – duplicidade em ambas bases de dados, divulgação não autorizada e não tratar diretamente do objeto de estudo, restaram 14 pesquisas sobre as quais debruçou-se a revisão deste artigo. Os trabalhos que articulam a Educação Física e a Educação Profissional e Tecnológica, no contexto do Ensino Médio Integrado, ainda são escassas, sendo notória a preocupação dos pesquisadores em integrar a disciplina com as demais, tanto do núcleo técnico quanto do núcleo comum.

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Como Citar
Caroline Rezende dos Reis et al. (2023). O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS: Educação Física no Ensino Médio Integrado. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/406
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Artigos

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