RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Uma análise à luz dos gêneros discursivos

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Gilson Allefy Chaves da Silva et al.

Resumo

O Relatório de Estágio Profissional se configura como um gênero discursivo capaz de refletir a formação politécnica, conceito que se firma no pleno desenvolvimento do educando, orientado sempre pelo trabalho como princípio educativo e pela integração entre o conhecimento prático, intelectual e crítico. Objetiva-se analisar a estrutura de Relatório final de estágio dos cursos técnicos de nível médio integrado do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM – Campus Manaus Centro), evidenciando elementos que discutam ou materializem aspectos da formação politécnica. Considera-se os pressupostos teóricos de Pistrak (2011), Saviani (2003), Manacorda (2007), Ciavatta (2014) e Borges (2017) sobre politecnia; além de Bakhtin (1997), Bronkart (2003); Marcuschi (2008) e Wachowicz (2012), os quais discutem aspectos referentes aos gêneros discursivos. Trata-se de uma pesquisa documental que analisa a estrutura do relatório de estágio profissional sob a perspectiva de análise temática e interpretativa (SAVIANI, 2007). Constata-se a necessidade de reformulação da estrutura de relatório adotada nos cursos do Ensino Médio Integrado do referido campus, a fim de incorporar elementos textuais que evidenciem a formação politécnica.

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Como Citar
Gilson Allefy Chaves da Silva et al. (2023). RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Uma análise à luz dos gêneros discursivos . Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/401
Seção
Artigos

Referências

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