DISCURSO PEDAGÓGICO E ENSINO DA ESCRITA

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Urçula Regina Vieira Fernandes

Resumo

É muito instigante o trabalho que o professor realiza para que o aluno consiga produzir textos. A redação, como produto deste trabalho, reflete a forma como os sujeitos participantes se inscrevem no espaço escolar: o professor, como sujeito legitimado a cumprir um programa determinado pelo sistema de ensino; o aluno, como o sujeito que se encontra na condição de aprender o que não sabe (no caso, a escrita) e a redação, como produto de uma prática cuja avaliação legitimará sua estrutura de acordo com os modelos propostos em sala de aula. O que observamos, no entanto, é que este produto chamado de redação apresenta-se recortado pelo discurso da oralidade, visto que esta é a forma mais elementar da relação entre o aluno e a língua, ou seja, se o aluno não consegue escrever com coerência e coesão é porque a metodologia adotada pelo professor impede que ele se filie na posição de sujeito-autor, reduzindo sua redação a uma mera reprodução dos modelos propostos, impedindo-a também de se inscrever no discurso da escrita.

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Como Citar
Regina Vieira Fernandes, U. (2022). DISCURSO PEDAGÓGICO E ENSINO DA ESCRITA. Igapó, 1(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/4
Seção
Artigos

Referências

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