TICs NA EDUCAÇÃO Uma reflexão sobre a importância da Educação à Distância para a formação continuada e ressignificação das práticas pedagógicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar a percepção do pesquisador relacionada a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a Educação, elencando a contribuição das ferramentas de Educação a Distância (EaD) para [sua] formação continuada, a partir das experiências advindas em uma turma de Ensino Mediado por Tecnologia e das vivências no Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertado pelo IFAM campus Lábrea, na modalidade EaD. Pesquisa bibliográfica será utilizada para abordar as temáticas apresentadas (EaD, TICs e Formação Continuada) e Observação participante na sala de aula da escola em que atua e no ambiente virtual da Especialização em EPT integrarão os métodos e formalismos do estudo, que ao final, possibilitará a compreensão da importância das ferramentas EaD aplicadas a diferentes contextos na Educação.
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na Escola: criação de redes de conhecimento. Série “Tecnologia na Escola” – Programa Salto para o Futuro, Novembro, 2001.
BIANCHI, P.; PIRES, G. L.; VANZIN, T. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, v. 9, n. 2, 2009.
. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GONÇALVES, C. R.; BULGO, D. C.; SILVA, J. F.A. Educação a Distância como ferramenta na formação de professores de Educação Física: uma revisão de literatura. In: BAGGIO, Vilmar (org.). Vozes da Educação. 2. ed. São Paulo: Diálogo Freireano. 2019. (Coleção Vozes da Educação, 2). p. 397 – 406.
HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis- SC: LLV/CCE/UFSC, 2011.
IMBERNÓN, Francesc. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006).
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO. M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2004.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Revista Educação. Porto Alegre v.34, n. 2, p. 147-156, mai/ago.2011
PETRI, Oreste. Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In: PETRI, Oreste. Educação à Distância: construindo significados. Cuiabá- MT, 2009.
QUEIROZ, D. T. et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista de Enfermagem da UERJ. Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 276-283, abr./jun,. 2007
ZEICHNER, M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009.