O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA Uma discussão e análise à luz das concepções freirianas

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Luciana Alves Ranzula
Diego Soares Carvalho

Resumo

A pesquisa realizada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do IFRO revelou a necessidade de uma formação adequada para os docentes que trabalham com alunos Surdos. O presente estudo foi realizado nos campis do IFRO que tinham alunos Surdos matriculados. Teve como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de biologia com vistas à inclusão de alunos Surdos na rede regular de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas junto aos docentes de biologia. Foi constatado um distanciamento entre os saberes necessários à prática docente e a realidade pedagógica dos professores em sala de aula. Os dados coletados mostraram que os conteúdos mais desafiadores de ensinar para alunos Surdos são aqueles que envolvem conceitos e termos abstratos, como Citologia e Genética. Essa dificuldade ressalta a importância de uma formação sólida em Libras e no conhecimento específico da disciplina de biologia. A pesquisa destacou a relevância dos saberes da prática docente, que vão além da transmissão de conteúdos e englobam a identidade do professor, sua experiência de vida e as relações estabelecidas em sala de aula. Portanto, é fundamental investir na formação dos docentes, capacitando-os para lidar de forma inclusiva e efetiva com os alunos Surdos. O estudo também ressaltou a importância do diálogo e da reflexão sobre o processo de ensino, indicando que novas metodologias podem ser desenvolvidas para melhorar a relação entre teoria e prática. Os professores de biologia desempenham um papel essencial nesse processo e devem ser valorizados e apoiados em sua formação e desenvolvimento profissional. Transformar práticas tradicionais em ações inovadoras é um desafio, porém necessário para promover o desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico dos alunos Surdos, preparando-os para as demandas do mundo contemporâneo.

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Como Citar
Alves Ranzula, L., & Soares Carvalho, D. (2025). O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA: Uma discussão e análise à luz das concepções freirianas. Igapó, 19(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v19.395
Seção
Artigos

Referências

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