EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: diálogos com pedagogas(os) de escolas públicas de Manaus
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Resumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que articulou a tríade seguinte: educação para as relações étnico-raciais (ERER), formação docente e coordenação pedagógica. O objetivo teve o propósito de analisar a perspectiva das coordenações pedagógicas de escolas públicas de Ensino Fundamental (Anos Finais) em Manaus, sobre a formação continuada de docentes na área da ERER. Predominantemente, as análises foram fundamentadas em Nóvoa (2019), Libâneo (2013), Placco, Almeida e Souza (2011), Coelho et al. (2022), e nas formulações metodológicas de Bardin (2016). A empiria revelou não haver formação para docentes na área da ERER centrada nas escolas das(os) participantes. Majoritariamente, foram pontuadas dificuldades relacionadas à falta de tempo para realizar formação; ao pouco apoio das redes de ensino para que realizem essa ação; à fragilidade na formação dessas(es) agentes nessa temática; e a processos de resistências e tensionamentos às propostas relacionadas à diversidade na escola. Concluímos ser basilar o investimento em formação continuada para as(os) pedagogas(os) com foco nos princípios da educação antirracista, e também em sua atribuição formadora, para que possam realizar processos de formação continuada para docentes de forma sistematizada e qualificada.
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Referências
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