EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: diálogos com pedagogas(os) de escolas públicas de Manaus

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Marinês Viana de Souza
Wilma de Nazaré Baía Coelho

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que articulou a tríade seguinte: educação para as relações étnico-raciais (ERER), formação docente e coordenação pedagógica.  O objetivo teve o propósito de analisar a perspectiva das coordenações pedagógicas de escolas públicas de Ensino Fundamental (Anos Finais) em Manaus, sobre a formação continuada de docentes na área da ERER. Predominantemente, as análises foram fundamentadas em Nóvoa (2019), Libâneo (2013), Placco, Almeida e Souza (2011), Coelho et al. (2022), e nas formulações metodológicas de Bardin (2016). A empiria revelou não haver formação para docentes na área da ERER centrada nas escolas das(os) participantes. Majoritariamente, foram pontuadas dificuldades relacionadas à falta de tempo para realizar formação; ao pouco apoio das redes de ensino para que realizem essa ação; à fragilidade na formação dessas(es) agentes nessa temática; e a processos de resistências e tensionamentos às propostas relacionadas à diversidade na escola. Concluímos ser basilar o investimento em formação continuada para as(os) pedagogas(os) com foco nos princípios da educação antirracista, e também em sua atribuição formadora, para que possam realizar processos de formação continuada para docentes de forma sistematizada e qualificada.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Viana de Souza, M., & de Nazaré Baía Coelho, W. . (2025). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE:: diálogos com pedagogas(os) de escolas públicas de Manaus. Igapó, 19(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v19.366
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marinês Viana de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação (PUC/SP). Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas - Políticas Públicas e Educação (GPPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia (NEPEPAM).

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde 1994. Professora da Faculdade de História/IFCH, desde 2009. Integra o corpo docente do Doutorado em Rede (Educanorte), do qual foi Vice-Coordenadora (05/2020 a 11/2020) e depois Coordenadora (2020 a 2021), Por essa última atuação, recebeu Menção elogiosa por meio da Portaria Nº 11/2021. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do qual participou como Vice-Coordenadora da Linha de Currículo (2022-2023). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/UFPA). Consultora ad hoc do CNPq e CAPES e Parecerista Ad hoc de diversas Revistas Científicas. Integra a Comissão Editorial/Comitê Científico de diversos periódicos nacionais, entre esses, a Revista Brasileira de Educação. É membro da ABPN; ANPUH; ABEH e ANPEd, da qual é 2ª Secretária (2021-2023) e Presidenta da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/ANPEd (2021-2023) e foi Coordenadora do GT21/ANPEd (2015-2017). Integra a Red Panamazónica para la Formación y Enseanza de la Historia; o Grupo de Pesquisa Etrúria-(UFMT) e o SOU_CIÊNCIA-Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (UNIFESP). Responsável pela renovação do Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique e a Universidade Federal do Pará (iniciado em 2023). Integrou pesquisas em rede internacional com a UFPR (2019-2023); UFES (2019-2022) e com a UFMA (2019-2022), e em rede nacional, com a UFMG (2009-2012); e com a UFPR (2015-2016). Atuou como Membro do Comitê Julgador chamada CNPq N° 73/2022-Apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação: bolsas de mestrado e doutorado; Atuou como Membro do Comitê Julgador da chamada CNPq N°07/2022- Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação; do Comitê Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPq Nº 34/2022; do Comitê Julgador da chamada CNPq Nº02/2021 e Comitê de Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF/ CNPQ/2020. Entre 2018 a 2022, publicou 26 artigos em revistas qualificadas; 8 Livros Organizados; 1 livro autoral e 47 Capítulos de livros. No CEERT, integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/ CEERT/2019; atuou como supervisora de projeto de pesquisa do CEERT/2020-2022 e integrou a Equipe de Avaliação-CEERT/2020. Atuou na Administração Superior - DAAD/PROEG/UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em ERER para o Ensino Fundamental, (2010-2011 e 2015-2016) e um Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018), financiados pelo MEC/UNIAFRO. Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014-2016). Recebeu Menção Honrosa do PPGCEM-UFPA, pela atuação e dedicação ao Programa (DEZ-2022). Condecorada com o Diploma de Mérito ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara de Vereadores de Belém (2016). Integrou a Diretoria Regional Norte da ABPN (Gestão 2010-2012 e Gestão 2004-2006). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Orientou 19 Dissertações, 7 Teses, 53 orientações de Iniciação Científica até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: Formação de Professores e Educação das Relações Étnico-Raciais. Bolsista Produtividade 1D do CNPq. 

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