ETNOCONHECIMENTO E A AGROECOLOGIA: CULTIVO DA MANDIOCA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MATUPIRI – BARREIRINHA, AM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo propõe refletir sobre os processos sociais no campo produtivo da cultura da mandioca, possibilitando a identificação e a demonstração das práticas da agricultura familiar, focalizado no etnoconhecimento do cultivo e beneficiamento da mandioca, compreendendo de que forma dentre as inúmeras atividades agrícolas e extrativista desenvolvidas pelos quilombolas do Rio Andirá, o cultivo e a produção de produtos derivados da mandioca constitui-se como atividade central destas comunidades. É importante salientar que, este estudo considerou a trajetória e o profundo conhecimento tradicional da pesquisadora em temas faunísticos, florísticos, em solos e em produção agrícola, sua condição de discente do curso de Agroecologia e líder da Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha – FOQMB. O presente estudo foi realizado no município de Barreirinha, localizado à margem direita do Paraná do Ramos – braço do rio Amazonas – e do lado oposto, o rio Andirá.
Detalhes do artigo
Referências
ACEVEDO MARIM, Rosa Elizabeth; CASTRO, Edna Maria Ramos. No caminho das Pedras de Abacatal: experiência social de grupos negros no Pará. 2. ed. Belém: Naea/UFPA, 2004.
ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino. Introdução à Etnobotânica. Recife: Bagaço, 2002.
ALEXIADES, Miguel. Selected guidelines for ethnobotanical research: a field manual. New York: New York Botanical Garden. 1996.
ALMEIDA. Alfredo Wagner Berno de. Terra de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”. “Castanhais do povo”, faxinais e fundos de pastos: terras tradicionalmente ocupadas. 2. ed. Manaus: PPGSCA-Ufam, 2008.
Altieri, M. (1992). Biodiversidad, agroecología y manejo de plagas. CETAL, Valparaiso. Caporal, F. R. (2005) Política nacional de Ater: primeiros passos de sua implementação e alguns obstáculos e desafios a serem enfrentados. 14 p.
Amélia, Maria. Trilhas percorridas por uma militante quilombola: vida, luta e resistência! /Maria Amélia; Maria Magela Mafra de Andrade Ranciano, org.; Alfredo Wagner Berno de Almeida, ed.; Juliene Pereira dos Santos, trans. – Rio de Janeiro: Casa 8, 2016.
ARRUTI, J. M. P. A. O Quilombo conceitual: para uma sociologia do “artigo 68”. Rio de Janeiro, 2003. Texto para discussão, Projeto Egbé – Territórios Negros (Koinonia), Koinonia Ecumênica.
BRASIL. Portaria Nº 176, de 24 de outubro de 2013. Registra no Livro de Cadastro nº 16 e certifica as comunidades que se autodefinem como remanescentes de quilombo: Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Tereza do Matupiri [sic] e Trindade. Fundação Cultural Palmares. Diário Oficial da União [República Federativa do Brasil], Brasília – DF, 25 de outubro de 2013. Seção 1, p.18-19.
CLIFFORD, James. 1998. Sobre Autoridade Etnográfica. In: A Experiência Etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: UFRJ, pp. 17-58.
CLIFFORD, J. Dilemas de la cultura: Antropologia, Literatura Y Arte En La Pespectiva Posmoderna (Espanhol), Gedisa Editorial, 1995.
COSTABEBER, J. A; CAPORAL, F. R. Possibilidades e alternativas do desenvolvimento rural sustentável. In: VELA, H (Org.): Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável no Mercosul. Santa Maria: Editora da UFSM/Pallotti, 2003. p.157-194.
EMBRAPA. Mandioca o pão do Brasil. Brasília: Embrapa, 2005.
LIMA, Deborah de Magalhães. Firmados na Terra: o entendimento do território em dois quilombos de Minas Gerais. In: LEITE, Renata; DANTAS, Isolda; CERQUEIRA, Edmilson (org). 3º Prêmio Territórios Quilombolas. Brasília: Ministério de Desenvolvimento Agrário (p. 279-300).
Mapeamento Social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais: quilombos do rio Andirá: Santa Tereza do Matupiri, São Pedro, Trindade, Boa Fé e Ituquara/Barreirinha/Amazonas. Equipe de Pesquisa: Maria Magela Mafra de Andrade Ranciaro... [et al]. Manaus: UEA, 2004 (Fascículo).
MOREIRA LOPES, SONETE, 1971- As Políticas Públicas na Agricultura Familiar na Percepção no Aluno do Instituto Federal do Amazonas e dos Agricultores de Maués/AM / Sonete Moreira Lopes. - 2016.
OLIVEIRA, J. B. Comunidades remanescentes de quilombo da Amazônia: o uso do território. In: VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS. Anais. 2012. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS. pdf>. Acesso em: 23/02/2021.
RANCIARO, M.M.M.A. Os cadeados não se abriram de primeira: processos de construção identitária e a configuração do território de comunidades quilombolas do Andirá (Município de Barreirinha – Amazonas), 2016. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Manaus, 2016.
_________. RANCIARO, Maria Magela Mafra de Andrade. Quilombos do Andirá: das travas à abertura dos cadeados. Manaus: Editora Valer, 2021.
Riechmann, J. (2002) Agricultura, ganadería y seguridad alimentaria: la necesidad de un giro hacia sistemas alimentarios sustentables. Fòrum per a la Sostenibilitat de les Illes Balears. Quarta Jornada: Seguretat humana, alimentària y ecológica.
RODRIGUES, M. de A.; PASSADOR, R. J..Etnoconhecimento: uma possibilidade de diálogo para o ensino. In: IV Fórum de Educação e Diversidade, 2010, Tangará da Serra. Anais Eletrônicos do IV Fórum de Educação e Diversidade, 2010.
SAMPAIO, Patrícia Melo. Mundos cruzados: etnia, trabalho e cidadania na Amazônia Imperial. In: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Fortaleza, 2009. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/.pdf. Acesso em: 07 de setembro 2021.
SOUSA, A.E..C. Mandioca é Vida: Estudo Etnobotânico Na Comunidade Quilombola de Santa Tereza do Matupiri Rio Andirá (Barreirinha – AM), 2021. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Rio de Janeiro, 2021.
WEBER, Max. A “Objetividade” do Conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, G. (Org). Sociologia: Max Weber. São Paulo: Editora Ática, 2003.