ANÁLISE DA EFICIÊNCIA RELATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

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Roneison Ramos
Daniel Ribeiro

Resumo

Incluir a eficiência como princípio foi o marco da Emenda Constitucional n.º 19/1998. Dessa forma, os entes da Administração Pública Federal devem verificar as melhores práticas na área de compras para poder cumprir a sua missão, visão e os valores institucionais, ser eficiente. Assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, uma autarquia federal, é obrigado a efetivar compras por meio de licitação na modalidade pregão eletrônico. Porém, como saber se as unidades do IFAM são eficientes do que diz respeito às compras? Como mensurar a eficiência? A mensuração pode ser útil ao IFAM? Responder essas questões foi o nosso objetivo. Para termos êxito passamos pelo referencial sobre o nascimento do Estado brasileiro, modelos da administração pública, a eficiência e a análise envoltória de dados (DEA). A pesquisa é um estudo de caso, circunscrito ao IFAM no período de 2018 a 2022. Consultas aos sítios governamentais formaram a base de dados analisada no software SIADS 3.0. Como resultado temos o ranque de eficiência para os modelos básicos de DEA (CCR e BCC) orientados a input/output. A técnica mostrou-se satisfatória, pois foi possível gerar um ranque de eficiência para cada modelo DEA e assim subsidiar a tomada de decisão dos gestores do IFAM em nível estratégico e tático. Entendemos que cumprimos o objetivo proposto e contribuímos para o avanço do uso da técnica em novos estudos de mensuração da eficiência em organizações públicas.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Batista Ramos, R., & Ribeiro de Oliveira, D. . (2024). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA RELATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Igapó, 18(Ed.Especial). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.312
Seção
Artigos

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