HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1.

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LYGIA DANIELLE DA SILVA EVANGELISTA
ELIAS SANTOS DA COSTA
JAKSON DOUGLAS ROCHA DE ALBUQUERQUE
DÊNIS DA SILVA OLIVEIRA

Resumo

O tema solos, no Ensino Fundamental, geralmente é relegado a segundo plano no currículo de Ciências devido, principalmente, à falta de metodologia dos professores. O objetivo do trabalho foi utilizar a horta escolar como ferramenta prática para Educação Ambiental com ênfase em solos. As atividades foram desenvolvidas em três etapas: palestra para alunos do 5º ano, dinâmica de representação do solo e seus componentes e atividade prática na horta. Foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, por meio de observação assistemática. Observou-se aumento da participação dos alunos, uma vez que o assunto de sala de aula passou a ter significado, tornou-se realidade para os alunos. A dinâmica foi um importante recurso para a fixação e avaliação do processo ensino-aprendizagem. A atividade prática na horta mostrou-se como excelente recurso complementar à teoria mostrando-se como importante ferramenta para uma aprendizagem significativa no ensino de solos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA EVANGELISTA, L. D., SANTOS DA COSTA, E., ROCHA DE ALBUQUERQUE, J. D., & DA SILVA OLIVEIRA, D. (2024). HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Igapó, 18(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.291
Seção
Artigos

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