INCLUIR PARA NÃO EXCLUIR as políticas inclusivas do IFAM e sua importância para a permanência discente

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Karen Pontes da Cunha et al.

Resumo

O entendimento do direito à educação previsto no texto constitucional brasileiro deve perpassar pelo processo que envolve acesso, permanência e êxito; logo, discutir a educação inclusiva é importante para a efetivação deste preceito legal. Partindo dessa premissa, este estudo propõe uma reflexão acerca da Educação Inclusiva e do Ensino Médio Integrado, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A criação dos IF’s se configurou como política pública extremamente importante para a democratização escolar e sua abertura para diferentes grupos e classes sociais, através da oferta de diferentes níveis e modalidades de ensino, o IFAM, por meio do processo de expansão e interiorização, é hoje uma referência no processo de inclusão discente na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. O estudo a ser apresentado é de caráter bibliográfico, pensado durante o processo de oferta da disciplina Bases Conceituais na Educação Profissional e Tecnológica e do processo de pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfETP do IFAM CMC, cuja temática versa sobre “as Políticas Inclusivas e sua importância para a permanência escolar dos estudantes do IFAM Campus Manaus Centro”. O aporte teórico que fundamentou o estudo está nas percepções e contribuições de Mantoan (2003) sobre inclusão numa perspectiva ampla, e nos estudos de Dante Moura (2013) e Ramos (2014) acerca da educação a partir do viés da formação humana integral e emancipadora.

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Como Citar
Karen Pontes da Cunha et al. (2022). INCLUIR PARA NÃO EXCLUIR: as políticas inclusivas do IFAM e sua importância para a permanência discente. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/254
Seção
Artigos

Referências

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