ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL DOS CAMPI DO IFAM SEDIADOS EM MANAUS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo estudar a qualidade físico-química das águas subterrâneas utilizadas para consumo humano pelas comunidades das três unidades do Instituto Federal do Amazonas sediadas na cidade de Manaus, Campus Manaus Centro, Distrito Industrial e Zona Leste. As amostras de água foram coletadas dos seguintes pontos de coleta: poços tubulares, reservatórios, cisternas, bebedouros e torneiras dos banheiros e das cozinhas. Os valores encontrados para o pH, turbidez, condutividade, cloreto, dureza total, cor, nitrato, nitrito, amônia, sulfato e ferro, foram comparados com trabalhos existentes na literatura e com os padrões estabelecidos pela Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e mostraram estar de acordo tanto com os valores encontrados na literatura quanto com os valores da legislação vigente.
Detalhes do artigo
Referências
APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard methods for the examination of water and wastewater. 19 ed. Washington: APHA, 1995.
AZEVEDO, R. P. Aspectos sobre o uso da água subterrânea na fronteira Brasil- Colômbia: O caso da cidade de Tabatinga no estado do Amazonas. In: XXX Congresso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, 2006, Punta del Este. Disponível em: <http://www.bvsde.paho .org/bvsaidis/uruguay30/BR08514_ AZEVEDO.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015.
BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 2a ed. São Paulo: Edit. Moderna, 2003.