ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL DOS CAMPI DO IFAM SEDIADOS EM MANAUS

Conteúdo do artigo principal

Larissa Matos Batista et al.

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo estudar a qualidade físico-química das águas subterrâneas utilizadas para consumo humano pelas comunidades das três unidades do Instituto Federal do Amazonas sediadas na cidade de Manaus, Campus Manaus Centro, Distrito Industrial e Zona Leste. As amostras de água foram coletadas dos seguintes pontos de coleta: poços tubulares, reservatórios, cisternas, bebedouros e torneiras dos banheiros e das cozinhas. Os valores encontrados para o pH, turbidez, condutividade, cloreto, dureza total, cor, nitrato, nitrito, amônia, sulfato e ferro, foram comparados com trabalhos existentes na literatura e com os padrões estabelecidos pela Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e mostraram estar de acordo tanto com os valores encontrados na literatura quanto com os valores da legislação vigente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Larissa Matos Batista et al. (2022). ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL DOS CAMPI DO IFAM SEDIADOS EM MANAUS. Igapó, 12(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/157
Seção
Artigos

Referências

APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard methods for the examination of water and wastewater. 19 ed. Washington: APHA, 1995.

AZEVEDO, R. P. Aspectos sobre o uso da água subterrânea na fronteira Brasil- Colômbia: O caso da cidade de Tabatinga no estado do Amazonas. In: XXX Congresso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, 2006, Punta del Este. Disponível em: <http://www.bvsde.paho .org/bvsaidis/uruguay30/BR08514_ AZEVEDO.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015.

BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 2a ed. São Paulo: Edit. Moderna, 2003.