TEORIAS DA APRENDIZAGEM, JOGOS E PROVA BRASIL um diálogo, uma proposta pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa procurou um entendimento das fragilidades dos estudantes nas competências cognitivas para o cálculo matemático, como também, contribuir teoricamente, mediante revisão bibliográfica, ao se debruçar sobre teorias da aprendizagem que colaboram para um entendimento desse processo, dentro de uma concepção pedagógica centrada no estudante. Voltou-se também para um diálogo entre linhas de estudos que delineiam um mesmo sentido na educação, ou seja, se preocupam com uma educação significativa e de qualidade. A pesquisa contemplou vinte e três alunos do nono ano e treze professores de matemática, da Escola Estadual Tiradentes, do município de Manaus - AM. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados de método fechado, aplicados aos professores e estudantes. Foram também aplicados testes diagnósticos aos estudantes com questões da Prova Brasil e, analisados quanti-qualitativamente. Os dados coletados e analisados mostraram que a utilização de interinstrumentos bem direcionados, colaboram no processo cognitivo dos estudantes e no ensino aprendizagem.
Detalhes do artigo
Referências
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Prodanov, 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PACHECO, Dalmir. Jogo, Educação e Tendências Atuais: uma viagem pelo hemisfério da emoção. Manaus: BK editora, 2012. 134, p...