USO DE INDICADOR NATURAL DE pH COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO TROVÃO, NA REGIÃO NO ALTO RIO NEGRO

Conteúdo do artigo principal

Jucimara Dias Vasques et al.

Resumo

Selecionou-se, neste estudo, o si’ tiá (na língua materna Tukano), nome popular, pacová-de-macaco, planta pertencente à família Zingiberaceae, na comunidade de Trovão no baixo Rio Waupés. O objetivo principal do levantamento é identificar as propriedades indicadoras ácido-base de extratos vegetais, visando ao aproveitamento didático desses tipos de indicadores naturais como método alternativo de baixo custo. Este novo indicador pode ser utilizado para o ensino de ácido-base e pH no ensino médio, facilitando a compreensão dos estudantes sobre esses temas abordados na área das ciências naturais. As experiências feitas com as frutinhas de si’tiá, em meio ácido, muda a coloração do meio para laranja, em básico para verde, e em neutro para violeta.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jucimara Dias Vasques et al. (2022). USO DE INDICADOR NATURAL DE pH COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO TROVÃO, NA REGIÃO NO ALTO RIO NEGRO. Igapó, 12(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/152
Seção
Artigos

Referências

BATISTA FILHO, Á.; GOMES, E.; KALHIL J.; CARVALHO L.; CAVALHEIRO, J. Transposição

Didática no Ensino de Ciências: facetas de uma escola do campo de PARINTINS/AM.

Revista Areté, v. 5, n.8, p.71-82,2017.

CALAFATTI, S. A.; SOUZA, J. A.; CAPELATO, M. D. Pigmentos naturais como indicadores ácido-base: um experimento interdisciplinar. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 40, 1988, São Paulo. Resumos... São Paulo: SBPC, 1998, p.584.

CAVALHEIRO, E. T. G.; COUTO, A. B. Utilização de extratos brutos de flôres de Rhododendron simsii, Tibouchina granulosa e Bauhinia variegata como indicadores ácido-base. In: Congresso Brasileiro de Química, 36, 1996, São Paulo. Resumos... São Paulo: SBQ, 1996, IC-86.