A RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E MASCULINO NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS VITÓRIA

Conteúdo do artigo principal

Eraldo José dos Santos et al.

Resumo

A proposta deste trabalho foi analisar a presença de preconceito em relação à mulher no curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES – Campus Vitória. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório – descritivo, numa abordagem qualitativa – quantitativo com procedimentos técnicos de estudo de caso, usando como instrumento de coleta de dados o questionário. Participaram da pesquisa 126 alunos. Os resultados dos dados coletados foram apresentados por meio de tabela de frequência absoluta e percentual. Os dados percentuais sobre o preconceito entre os gêneros foram analisados pela aplicação do teste Qui Quadrado , que tem como princípio básico comparar proporções, revelando um resultado de 5% de significância. Os dados quantitativos foram tratados pelo método estatístico utilizando o software IBM SPSS 20.0. Após análise dos resultados concluiu-se que há um nível de significância em relação ao gênero masculino e feminino no Curso Técnico em Mecânica do IFES – campus Vitória. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Eraldo José dos Santos et al. (2022). A RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E MASCULINO NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS VITÓRIA. Igapó, 10(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/87
Seção
Artigos

Referências

BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. Allez lês filles! [Compte rendu]. Revue fracaise de

pédagogie. Paris, v. 1001, n. 1, p. 123-124, 1992.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um

manual prático. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/

SEF, 1997.