NÚMEROS COMPLEXOS Contextualização histórica e sua abordagem no Ensino Médio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o contexto histórico do surgimento dos números complexos com base na historiografia matemática, identificando os principais personagens que contribuíram para o seu desenvolvimento e aceitação bem como tal conteúdo é trabalhado no ensino médio sob um ponto de vista prático e teórico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na seleção minuciosa de trabalhos disponíveis na literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que um dos motivos pelos quais os números complexos não são trabalhados de forma adequada é pelo fato de que tal assunto não é um tópico exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também se constatou que o uso de recursos computacionais em sala de aula pode contribuir, de forma positiva, para o entendimento dos números complexos e o significado geométrico de suas operações.
Detalhes do artigo
Referências
AMORIM, T. M.; OLIVEIRA, P. C. O software Geogebra: uma ferramenta para o ensino dos números complexos. Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 12, 2016.
BOYER, C. B. História da Matemática, revista por Uta C. Merzbach; tradução Elza F. Gomide. Hist. Matemática, São Paulo: Blücher, 1996.
CAMARGO, M. V. S. P.; VRIESMAN, T. C. A evolução dos números complexos: história e aplicações. 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2019.
JÚNIOR, U. P. A História dos Números Complexos: “das quantidades sofisticadas de Cardano às linhas orientadas de Argand”, 2009.
PORTOLAN, J. et al. A importância do ensino de números complexos no ensino médio, na visão dos professores de matemática, em alguns municípios da região oeste do Paraná. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
QUEIROZ, P. A. S. Uma proposta metodológica para o ensino dos números complexos: história e prática, 2016.
ROQUE, T. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO CRÍTICA, DESFAZENDO MITOS E LENDAS. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
ROSA, M. S. NÚMEROS COMPLEXOS: "Uma Abordagem Histórica Para a Aquisição do Conceito". 1998. 170 f. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
SILVA, M. A. Da teoria à prática: uma análise histórica do desenvolvimento conceitual dos números complexos e suas aplicações. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p.79-91, jan. 2011. Disponível em: SBHC - Números Anteriores - Visualizar Revista. Acesso em: 23 abr. 2019.