PANORAMA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PATRIMONIAL NO SETOR PÚBLICO UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo apresentado tem por objetivo traçar um panorama da escrituração contábil patrimonial no setor público, utilizando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM como objeto. Desta forma, no trajeto da realização deste panorama o estudo utilizou-se os registros e controles de ativos e passivos, a correta valoração do patrimônio e a conformidade com as normas contábeis aplicáveis com a pretensão de identificar possíveis lacunas e oportunidades de melhoria nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de uma pesquisa documental pautada nas demonstrações contábeis dos últimos dois exercícios (2021 e 2022), evidenciadas na nota explicativa do ano de 2022 presente no site do IFAM. Os resultados obtidos no estudo podem contribuir para o fortalecimento da gestão financeira e patrimonial da instituição, bem como para aprimorar as práticas contábeis no setor público. Além disso, os insights e recomendações resultantes desse estudo podem ser úteis para outras entidades públicas que enfrentam desafios semelhantes no registro e controle de seu patrimônio, visto que se verificou que ativos e passivos da instituição possuem inconsistências contábeis relevantes como, superavaliação dos bens móveis, subavaliação do intangível e incompatibilidade dos saldos de crédito de dívida ativa.
Detalhes do artigo
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: Diário Oficial da União, 2008.
CARVALHO, Deusvaldo; CECCATO, Marcio. Manual Completo de Contabilidade Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. NBCs T 16.1 a 16.11. Disponível em: <https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Publicacao_Setor_Publico.pdf> Acesso em: abril/2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (6a ed). São Paulo-SP : Atlas, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis e seus Anexos. Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/adminitracao/proad/demonstracoes-contabeis>. Acesso em: maio/2023.
KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 14ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
PISCITELLI, R. B.; TIMBÓ, M. Z. F. .Contabilidade Pública – Uma abordagem da administração financeira pública. 12ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. Novo Hamburgo, Feevale, 2013.
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 8ª ed. Brasília, 2018. Disponível em: <https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484>. Acesso em: abril/2023
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 9ª ed. Brasília, 2021. Disponível em: <https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943>. Acesso em: abril/2023 LIMA, Diana Vaz de. Contabilidade Pública: A nova Contabilidade Pública Municipal. 4ª ed. Brasília: CNM, 2012.