COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES DO IFAM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem por objetivo abordar os conceitos do comprometimento organizacional, destacando não somente seus aspectos conceituais, como também os enfoques teóricos do comprometimento, tais como o afetivo, instrumental e o normativo, além da teoria de Meyer e Allen (1991). O artigo apresenta a proposta de uma análise do comprometimento organizacional dos servidores docentes e técnicos administrativos de uma instituição educacional no interior do estado do Amazonas. Como um estudo de natureza quantitativa e descritiva, os dados foram coletados por meio do instrumento EBACO-R e o estudo utilizou uma amostra aleatória simples dos resultados do questionário aplicados a servidores docentes e técnicos administrativos do referido campus. A análise dos dados dessa pesquisa indicaram que a afetiva é a base mais predominante como um todo e também considerando as variaveis apresentadas. O resultado geral, no entanto, concentrou-se em baixo comprometimento ou comprometimento abaixo da média.
Palavras-Chave: Comprometimento Organizacional. EBACO-R. Servidores.
Detalhes do artigo
Referências
BANDEIRA, M. L,; MARQUES, A.L.; VEIGA, R.T.. As Dimensões Múltiplas do Comprometimento Organizacional: um Estudo na ECT/MG. Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 4, ed. 2, p. 133-157, 2000.
BASTOS, A.V.B.; BRANDÃO, M. G. A.; PINHO, A.P. M. Comprometimento Organizacional: uma análise do conceito expresso por servidores universitários no cotidiano de trabalho. Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 1, ed. 2, p. 97-120, 1997.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha – 2ed – Porto Alegre: Artmed, 2007...