COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES DO IFAM

Conteúdo do artigo principal

Harrison Lopes

Resumo

O presente estudo tem por objetivo abordar os conceitos do comprometimento organizacional, destacando não somente seus aspectos conceituais, como também os enfoques teóricos do comprometimento, tais como o afetivo, instrumental e o normativo, além da teoria de Meyer e Allen (1991). O artigo apresenta a proposta de uma análise do comprometimento organizacional dos servidores docentes e técnicos administrativos de uma instituição educacional no interior do estado do Amazonas. Como um estudo de natureza quantitativa e descritiva, os dados foram coletados por meio do instrumento EBACO-R e o estudo utilizou uma amostra aleatória simples dos resultados do questionário aplicados a servidores docentes e técnicos administrativos do referido campus. A análise dos dados dessa pesquisa indicaram que a afetiva é a base mais predominante como um todo e também considerando as variaveis apresentadas. O resultado geral, no entanto, concentrou-se em baixo comprometimento ou comprometimento abaixo da média.


 


Palavras-Chave: Comprometimento Organizacional. EBACO-R. Servidores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lopes, H., & Vargas Ferreira Costa, D. (2024). COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES DO IFAM. Igapó, 18(Ed.Especial). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.430
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dra., UFRRJ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) (2019). Atualmente é Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Gestão & Estratégia da UFRRJ na linha de pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas. Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Administração da UFJF na linha de pesquisa Gestão, Tecnologia e Processos organizacionais. Professora adjunta da Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ ? campus Três Rios), das disciplinas da Gestão de Pessoas. Professora do MBA em Gestão de Pessoas da UFJF. Atuou como chefe de departamento do DCAS, campus Três Rios de junho de 2017 a agosto de 2021 e também como Gerente de Recrutamento, Seleção e Treinamento de multinacional do segmento de energia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas & Organizações (Diretório do CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO - UFJF) (Diretório do CNPq) e Líder da linha de pesquisa de Relações de Trabalho e Subjetividade nas Organizações (GEEPO). Estuda Psicanálise na Instituição Núcleo de Leitura em Psicanálise. Pesquisa na área de Gestão de Pessoas, Trabalho e Subjetividade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.

Referências

BANDEIRA, M. L,; MARQUES, A.L.; VEIGA, R.T.. As Dimensões Múltiplas do Comprometimento Organizacional: um Estudo na ECT/MG. Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 4, ed. 2, p. 133-157, 2000.

BASTOS, A.V.B.; BRANDÃO, M. G. A.; PINHO, A.P. M. Comprometimento Organizacional: uma análise do conceito expresso por servidores universitários no cotidiano de trabalho. Revista de Administração Contemporânea, [s. l.], v. 1, ed. 2, p. 97-120, 1997.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha – 2ed – Porto Alegre: Artmed, 2007...