FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO GESTOR NA ESCOLHA DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo busca analisar os fatores que influenciam o comportamento dos gestores do IFAM no momento da escolha da modalidade de licitação, especificamente a dispensa de licitação. Para realização da pesquisa foram analisadas as compras realizadas nos anos de 2019 a 2021, onde se verificou um elevado quantitativo de compras via dispensa de licitação. Buscando entender o comportamento dos gestores, foi realizado um questionário com oito possíveis fatores com as respostas baseadas na escala Likert. Foram utilizados os seguintes fatores: celeridade processual, falta de pessoal, dificuldade com as legislações, falta de capacitação, contingenciamento orçamentário, estrutura do campus e a falta de compras compartilhadas. Ao todo houve a participação de 50 gestores de todas as unidades do IFAM. Os resultados mostram que a celeridade processual, a falta de pessoal, a falta de capacitação, o contingenciamento orçamentário e falta de compras compartilhadas têm influenciado o gestor para a escolha da modalidade dispensa de licitação, no entanto, é importante ressaltar que a escolha da modalidade de dispensa de licitação deve ser feita de acordo com a legislação vigente garantido a transparência e a competitividade do processo. Por fim, sugere-se à gestão do IFAM realizar ações para mitigar esses fatores, buscando sempre a escolha da modalidade mais vantajosa para administração. Pesquisas futuras poderão investigar outros fatores que têm influenciado o comportamento dos gestores do IFAM.
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, Alessandro Anibal Martins de; SANO, Hironobu. Fatores que influenciaram as condutas dos pregoeiros do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Revista de Administração Pública, v. 53, n. 2, p. 331-348, 2019.
ALMEIDA, Alessandro Anibal Martins de; SANO, Hironobu. Função compras no setor público: desafios para o alcance da celeridade dos pregões eletrônicos. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 1, p. 89-106, 2018
BAILY, P. et al. Compras Princípios e Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
BATISTA, M.; MALDONADO, J. O Papel do Comprador no Processo de Compras em Instituições Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde. FGV. Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/filhov42n4/a03v42n4.pdf . Acesso em: 03 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Acesso em: 14 abr. 2022.
BRASIL. Lei n° 14.133, de 01 de abril de 2021. Licitações e Contratos administrativos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14133.htm, acessado em: 10 abr. 2022...