OBJETOS DE APRENDIZAGEM um mecanismo de apoio na disciplina de Especialização em Música à Distância

Conteúdo do artigo principal

Micheline Araújo Rodrigues
Wesley de S. Viana

Resumo

Utilizar recursos digitais para ampliar o desenvolvimento de cursos e aperfeiçoar a aprendizagem dos estudantes não é uma prática educativa recente. Porém, transcrever elementos do ensino a partir da temática do curso tem o potencial de modificar toda sua configuração, favorecendo a transmissão do conteúdo educacional. Os Objetos de Aprendizagem estabelecem um mecanismo educativo com recurso das tecnologias, na composição de material que inclui assuntos, interdisciplinaridade, atividades e complementos. No Ensino Superior à distância, facilitam o compromisso do aprendizado online, consolidando a instrução sem exigir que cada docente se torne um especialista em mídias ou tecnologia. Na tecnologia musical e mediação do professor, podem proporcionar a expressão necessária à compreensão teórica. O propósito dessa pesquisa é analisar se o uso de Objetos de Aprendizagem, com suporte nas tecnologias é um elemento de apoio significativo no processo de aprendizagem no ensino superior à distância na Especialização em Educação Musical, quando dispõe de material didático adequado e dinâmico que permita a construção do conhecimento através da interatividade. Na presente pesquisa foi possível constatar que os Objetos de Aprendizagem podem ser considerados um instrumento que, mesmo ocorrendo em diferentes representações, contribuem para o aprendizado no espaço pedagógico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo Rodrigues, M., & de S. Viana, W. (2023). OBJETOS DE APRENDIZAGEM: um mecanismo de apoio na disciplina de Especialização em Música à Distância. Igapó, 17(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.316
Seção
Artigos

Referências

BOCK, A. M. B., et. al. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999 e 3ª tiragem 2001.

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 21ª ed. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 1989.

COLLINS, Mauri P.; BERGE, Zane L. Technological Minimalism in Distance Education. The Technology Source, November/December 2000.

FELDKERCHER, N.; MATHIAS, C. V. Uso de TICs na Educação Superior presencial

e a distância: a visão dos professores. TE & ET, n. 6, v. 1, p. 84-92, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HANDA, Jaime Kenji; SILVA, Jaime Balbino G. Objetos de Aprendizagem (Learning Objects). Boletim EaD Unicamp, p.115-118, 2003.

HACK, Josias Ricardo. Audiovisual e educação à distância: aportes teóricos e reflexões sobre uma experiência. 2007.

LIMA, S. A importância da motivação no processo de aprendizagem. Artigonal - Diretório de Artigos Gratuitos, 2008.

MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. Thompson Learning, p. 26 - São Paulo, 2007.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA. Ed. Moderna, p. 27-35, 1995.

MOREIRA, M., et. al. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas - São Paulo: Papirus, 2001.

SAMPAIO, R. L.; SOUZA, A. C. Objetos digitais de aprendizagem: Uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2., 2007. João Pessoa – PB.

SARAIVA, I. B.; NETTO, C. M. Monitor: um conjunto de objetos de aprendizagem para apoio ao ensino de programação de computadores. Belo Horizonte. Anais do XVIII Workshop sobre Educação em Computação. Belo Horizonte: SBC, 2010.

SCHAFER, Raymond M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo, Editora UNESP, 2001.

SILVA, R. P. Avaliação da perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino/aprendizagem. Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOFFA, M. M., TORRES, P. L. O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on-line. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - PUCPR, 2009.

TAROUCO, et al. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. 1ª ed., p. 61. Porto Alegre: Evangraf - 2014.

TAROUCO, et al. Reusabilidade de objetos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, p. 1-11. 2003.

URTADO, M. Objetos multimídia para o ensino de música online: desenvolvimento, aplicação e análise. São Carlos, 2008.

VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED, 1993.

WILEY, D.A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. Digital Learning Environments Research Group - Utah State University. 2002.