JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Estudo de Caso IFAM/Campus Coari
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Resumo
Falar dos jovens no contexto Amazônico é pensar nas dificuldades educacionais e de empregabilidade, uma vez que as oportunidades de formação profissional se tornam escassas em muitos dos municípios na Amazônia. Este estudo objetiva mostrar a importância da educação profissional e tecnológica, desenvolvida pelo IFAM, para a inserção dos jovens, não só na academia, mas principalmente no mundo do trabalho. A questão que norteou a pesquisa adveio de discussões em sala de aula do mestrado em EPT, na disciplina eletiva Juventude, trabalho e escola, ministrada pela prof. Dra. Deuzilene Salazar e dos relatos de experiência de alguns mestrandos em relação à temática. A pesquisa apresentou uma abordagem de cunho bibliográfico e descritivo. O referencial teórico foi pautado em autores que estudam a juventude e a EPT no Brasil e na Amazônia. A pesquisa também apresentou dados populacionais e a necessidade de formação, por meio de cursos ofertados na área de educação profissional e tecnológica, aos jovens que vivem à margem da sociedade, proporcionando assim, a inserção futura desses discentes no mundo do trabalho. Como resultado, espera-se, com esse estudo, uma percepção mais crítica sobre a importância da EPT na vida de jovens amazônidas e sua contribuição para a formação humana integral do indivíduo.
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Referências
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