JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Estudo de Caso IFAM/Campus Coari

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Ednei Pereira Parente
Maria Francisca Morais de Lima

Resumo

Falar dos jovens no contexto Amazônico é pensar nas dificuldades educacionais e de empregabilidade, uma vez que as oportunidades de formação profissional se tornam escassas em muitos dos municípios na Amazônia. Este estudo objetiva mostrar a importância da educação profissional e tecnológica, desenvolvida pelo IFAM, para a inserção dos jovens, não só na academia, mas principalmente no mundo do trabalho. A questão que norteou a pesquisa adveio de discussões em sala de aula do mestrado em EPT, na disciplina eletiva Juventude, trabalho e escola, ministrada pela prof. Dra. Deuzilene Salazar e dos relatos de experiência de alguns mestrandos em relação à temática. A pesquisa apresentou uma abordagem de cunho bibliográfico e descritivo. O referencial teórico foi pautado em autores que estudam a juventude e a EPT no Brasil e na Amazônia. A pesquisa também apresentou dados populacionais e a necessidade de formação, por meio de cursos ofertados na área de educação profissional e tecnológica, aos jovens que vivem à margem da sociedade, proporcionando assim, a inserção futura desses discentes no mundo do trabalho. Como resultado, espera-se, com esse estudo, uma percepção mais crítica sobre a importância da EPT na vida de jovens amazônidas e sua contribuição para a formação humana integral do indivíduo.

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Como Citar
Pereira Parente, E., & Morais Lima, M. F. . (2023). JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Estudo de Caso IFAM/Campus Coari . Igapó, 17(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.310
Seção
Artigos

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